Vitor Tavares ganhou uma medalha inédita do Badminton. Imagem CPB

Dia de 10 medalhas e resultados históricos nas Paraolimpíadas

Rio (RJ) – O Brasil brilhou mais uma vez nesta segunda-feira (2) nas Paraolimpíadas de Paris. O país ganhou 10 medalhas. Quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Foram 5 medalhas no atletismo (2 de ouro, 2 de prata e uma de bronze), 4 na natação (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) e uma prata inédita no triatlo paralímpico.

Atletismo

O dia começou com duas medalhas no atletismo. Claudiney Batista ganhou o tricampeonato paralímpico na prova do lançamento de disco da classe F56 para cadeirantes. A paratleta Beth Gomes ganhou duas medalhas.

A primeira foi uma prata no arremesso de peso da classe F54, uma classe acima da F53 que está habituada a competir e que as atletas têm um menor comprometimento físico motor.

A tarde Beth foi soberana no lançamento de disco da F53 e conquistou o bicampeonato paralímpico. Bateu o recorde da competição na final.

As outras medalhas foram a prata de Aser Almeida no salto em distância masculino da classe T36 e o bronze de Vinícius Rodrigues nos 100m masculino da classe T63.

Outros destaques foram a classificação para a final de Júlio Cesar Agrupino e Yeltsin Jacques nos 1500m da classe T11 e a classificação de Jerusa Geber (com recorde mundial nas semifinais) e Lorena Spoladore para a final dos 100m feminino da classe T11.

O Brasil já tem 16 medalhas em Paris.

Natação

Maria Carolina Santiago e Gabrielzinho ganharam mais duas medalhas de ouro. Carol venceu a prova dos 50m livre da classe S13. Com o resultado, Carol chegou a 5 ouros e se tornou a brasileira com mais medalhas de ouro na história das Paraolimpíadas.

Já Gabrielzinho venceu a prova dos 200m livre masculino da classe S2. Gabrielzinho foi o líder da prova desde o início e chegou a sua terceira medalha de ouro em Paris.

Na prova dos 100m peito feminino da classe SB14, as irmãs gêmeas Débora e Beatriz Carneiro ganharam as medalhas de prata e bronze.

Foi a 14° medalha da natação brasileira em Paris.

Triatlo

Ronan Cordeiro conquistou a medalha de prata na prova do Triatlo da classe PTS5. O Brasil nunca tinha subido ao pódio na modalidade. Mais um esporte inédito a ganhar medalha para o Brasil nas Paraolimpíadas.

Nesse domingo, Alexandre Galgani tinha conquistado uma prata, a primeira medalha para o Brasil nas Paraolimpíadas no tiro esportivo.

Tênis de Mesa

A brasileira Bruna Alexandre derrotou a sueca Anja Handen por 3×1 e está nas quartas de final da classe WS10 individual feminino.  Como nas Paraolimpíadas, não há a disputa da medalha de bronze no tênis de mesa, Bruna já garantiu pelo menos o bronze.

O tênis de mesa já ganhou três medalhas de bronze nas Paralimpíadas de Paris.

Esportes Coletivos

O dia foi muito bom para o Brasil nos esportes coletivos. No goalball, a Seleção Brasileira Masculina derrotou o Egito por 10×0 nas quartas de final e está nas semifinais.

No vôlei sentado feminino, as brasileiras derrotaram a Eslovênia por 3×0.

Treinada por Fernando Guimarães, irmão de José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei que foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris em agosto, a equipe está na semifinal.

Já o futebol de cegos derrotou a França por 3×0 e segue na busca pelo hexacampeonato paralímpico consecutivo.

O Brasil está em quarto lugar no quadro de medalhas, com 12 medalhas de ouro, 8 de prata e 17 de bronze.

Breaking News

O brasileiro Vitor Tavares conquistou a medalha de bronze no badminton paralímpico. Derrotou o Man Kai Shu de Hong Kong por 2×1 e garantiu o bronze na classe SH6. Vitor, que tinha sido quarto colocado nas Paraolimpíadas de Tóquio, foi bronze no individual e prata nas duplas.

Foi mais uma medalha do Brasil em uma modalidade inédita nas Paraolimpíadas de Paris. Nesse domingo, Alexandre Galgani ganhou a prata no tiro esportivo e nesta segunda-feira Ronan Cordeiro ganhou a prata no Triatlo.

Com informações de Salvador Gama

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Governo pede desculpas pela escravização das pessoas negras

Governo pede desculpas pela escravização das pessoas negras

One comment

  1. Avatar

    Bom tarde de nada vale as
    Medalhas senão houver
    RETORNO FINANCEIRO.
    O ATLETA SE DEDICA E GANHA UMA MEDALHA DE
    METAL PINTADA DE
    DOURADO.
    SE FOSSE DE OURO PELO MENOS O ATLETA PODERIA VENDER.
    *Claro que ele não faria isso.
    ??????!!!!!!!!!??????!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.