Académico manifesta solidariedade com os professores do Bengo

Luanda (AO) -Os trabalhadores do Complexo Escolar Privado Josswana, no município do Panguila, Província do Bengo, lutam por aumento salarial há mais de 12 anos.

Os professores do disseram ao portal “Polo de Notícias” nesta segunda-feira (13/01), que ganham 38.000kz, dinheiro que nem chega para pagar aluguel de uma casa.

Os relatos de despejos reflectem uma crise que exige intervenção urgente das autoridades competentes como o Ministério da Educação, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e a Inspeção Geral do Trabalho, para acabar com esta situação que prevalece há muitos anos.

O académico José Lourenço ressaltou que a empresa precisa de actualizar os ordenados dos professores de acordo a nova do Lei Geral de Trabalho aprovada pelo Executivo angolano recentemente.

José Lourenço, afirma também que em 12 anos ganhando de 38.000kz apenas, tudo indica que algo está mal na gestão dos profissionais de ensino. Aos professores, ele encorajou a procurarem outros sítios para trabalhar, e continuar a formação profissional em outras áreas mais técnicas e mudar o curso da vida e a história triste que vivem no momento.

 

Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Mulher é presa por roubar mais de Kz 47 mil 200 de 19 pessoas na Huíla

Luanda (AO) – A cidadã de 34 anos, recorrente no crime de burla, fazendo-se passar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.