A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 3.659/24, de autoria original da deputada Marina do MST (PT). A proposta visa incluir atividades pedagógicas, eventos e palestras sobre justiça social, mudanças climáticas e racismo ambiental na rede pública estadual de ensino. O projeto segue para sanção ou veto do Governo do Estado.
O texto do projeto lista temas como ecologia, povos indígenas, preservação da camada de ozônio, redução de desastres naturais, urbanismo, aquecimento global, justiça climática, fenômenos atmosféricos e transição energética justa. As escolas poderão convidar especialistas e realizar atividades de campo para maior contato com o meio ambiente.
A deputada Marina do MST explicou que a proposta, do Coletivo Democracia Verde, busca preparar os jovens para os desafios ambientais e sociais do Rio de Janeiro, complementando a Lei 3.325/99 sobre Educação Ambiental.
O projeto tem como coautores os deputados Jari Oliveira (PSB), Carlos Minc (PSB), Fred Pacheco (PMN), Yuri (PSol), Renata Souza (PSol), Elika Takimoto (PT), Flavio Serafini (PSol), Luiz Paulo (PSD), Renato Machado (PT) e Dionísio Lins (PP).
Com informações de assessoria – Alerj
Wagner Sales – Editor de conteúdo