O treinador italiano Carlo Ancelotti foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (26/05) como o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol.
Em coletiva de imprensa realizada em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Ancelotti divulgou a lista de 25 jogadores convocados para os próximos compromissos da equipe. O Brasil enfrentará o Equador no dia 5 de junho e o Paraguai no dia 10 de junho, ambos os jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Ancelotti comentou sobre a sua primeira convocação, destacando a mescla de juventude e experiência. O treinador italiano confirmou ter conversado com um jogador que está retornando de lesão, sem especificar o nome.
Entre os nomes chamados do futebol brasileiro, Ancelotti convocou cinco jogadores do Flamengo, atual vice-líder do Brasileirão, o atacante Estevão do Palmeiras, líder da competição, e o goleiro Hugo Souza, que vem se destacando no Corinthians.
Ancelotti ressaltou a importância de unir o entusiasmo de jovens talentos como Estevão com a experiência e atitude de jogadores consolidados, citando o retorno de Danilo e Casemiro à equipe. Os convocados são:
Goleiros
Alisson- Liverpool- Inglaterra
Bento- Al Nassr- Arábia Saudita
Hugo Souza- Corinthians
Defensores
Alex Sandro- Flamengo
Alexsandro- Lille- França
Beraldo- PSG- França
Carlos Augusto- Inter de Milão- Itália
Danilo- Flamengo
Léo Ortiz- Flamengo
Marquinhos- PSG- França
Vanderson- Mônaco- França
Wesley- Flamengo
Meio campistas
Amdreas Pereira- Fulham- Inglaterra
Andrey Santos- Strabourg- França
Bruno Guimarães- Newcastle- Inglaterra
Casemiro- Manchester United- Inglaterra
Ederson- Atalanta- Itália
Gerson- Flamengo
Atacantes
Antony- Betis- Espanha
Estevão- Palmeiras
Gabriel Martinelli- Arsenal- Inglaterra
Matheus Cunha- Wolverhampton- Inglaterra
Raphinha- Barcelona- Espanha
Richarlison- Tottenham- Inglaterra
Vinicius Júnior- Real Madrid- Espanha
Ausência de Neymar foi uma surpresa.
Sonho Antigo: Treinar uma Seleção em Copa do Mundo
Sobre o desafio de treinar uma seleção nacional, Ancelotti relembrou uma experiência marcante no início de sua carreira. Em 1993, ele foi auxiliar de Arrigo Sacchi na Seleção Italiana durante a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Ancelotti classificou aquela experiência como “espetacular” e prometeu a si mesmo que um dia voltaria a treinar uma seleção em um Mundial. “Chegou o dia”, afirmou.
A Seleção Brasileira se apresenta em São Paulo na próxima segunda-feira, 2 de junho, para iniciar a preparação para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Equador e Paraguai.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: CBF / Reprodução