Rio de Janeiro (RJ) – Mais de 300 moradores de comunidades da Zona Oeste do Rio, foram atendidos nesta quinta-feira (18/09), quarto dia da Ação Estruturada Ordo, do governo do estado. Em Rio das Pedras, primeira região beneficiada, a caravana do programa RJ para Todos, da Secretaria de Governo, prestou serviços gratuitos como emissão de documentos, assistência social, banco de empregos e atividades de beleza.
– Além de combater as organizações criminosas, esta grande ação de Segurança também está levando ordem a essas áreas e serviços aos moradores das comunidades da Zona Oeste. Hoje, damos início a uma nova e importante fase da Ordo, atendendo a população com serviços essenciais, de qualidade e gratuitos – ressaltou o governador Cláudio Castro.
Carteira de identidade
Durante toda manhã desta quinta-feira, a população teve acesso à documentação básica, como primeira e segunda vias da carteira de identidade, e isenções para certidões de nascimento, casamento e óbito. Os moradores também puderam emitir carteira de trabalho digital e se inscrever para oportunidades de emprego. O RJ para Todos levou à comunidade serviços de orientação sobre os direitos do consumidor, massoterapia, corte de cabelo, manicure, tererê e atendimento para pessoas com deficiência e idosos.
– Entendemos que junto com a segurança pública também temos que trazer os serviços sociais para a população, integrando e oferecendo qualidade de vida aos moradores. Hoje, estamos em Rio das Pedras, mas vamos chegar às 14 comunidades que fazem parte da Ação Integrada Ordo – explicou o secretário de Governo, André Moura.
Morador de Rio das Pedras há mais de 40 anos, Antônio Luiz de Almeida, de 67 anos, viu no RJ Para Todos a oportunidade de emitir a primeira via do registro civil do neto, e aproveitou para também cortar o cabelo.
– Essa ação é muito importante para todos nós da comunidade. Muitas pessoas não têm como sair e pagar para tirar documentos. Essa é uma das melhores iniciativas do Governo do Estado – contou o pedreiro.
Já a camareira Maria Moreira, de 52 anos, veio para aproveitar os serviços de beleza oferecidos pelo Governo do Rio.
– Muitas pessoas aqui não têm condições financeiras de pagar um corte de cabelo e fazer as unhas. Hoje, estou aqui tendo meu dia de princesa – afirmou.
O casal Luciana Souza da Silva e Antônio Paula Macedo Neto, esteve na caravana de serviços para realizar o sonho de registrar a união de 11 anos.
– Já planejamos o nosso casamento há muitos anos, e hoje viemos buscar a nossa vitória. Agradeço ao governo estadual por essa oportunidade – disse Antônio.
Já o garçom Marcos Vinícius da Silva Andrade, de 31 anos, foi à ação social para registrar o seu filho e também solicitar a segunda via da identidade civil.
– Nossa comunidade é carente de serviços como esses, e é muito importante o Estado estar aqui presente, nos dando essa assistência – explicou.
Participaram da mobilização as secretarias de Trabalho e de Desenvolvimento Social, além da Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon e Faetec.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo