Luanda (AO) – Os populares receiam pelo agravamento do custo de vida em Angola, agravado com o aumento do preço do gasóleo. O produto, passa, agora a custar duzentos kwanzas contra os anteriores 135.
A medida que se enquadra no programa do Governo sobre a retirada das subsídios aos combustíveis até o ano de 2025, foi anunciada recentemente.
Segundo a notícia da Rádio Comercial Despertar, na rubrica “A voz do Cidadão”, a generalidade dos ouvintes mostrou-se surpreendida com a medida, admitindo que o aumento, vai impactar de forma negativa na vida das famílias. Os automobilistas não se fizeram esperar e lamentam a medida tomada pelo Executivo.
Por sua vez, o Economista, Nataniel Fernandes que falava também aquele órgão de Comunicação Social, antevê também consequências gravosas para as indústrias e empresas de transportes, que tem o funcionamento dependente do gasóleo.
Já, o Jurista, Joaquim Jaime diz que, apesar de desaconselhável, face o actual contexto político e socioeconómico, o aumento do preço dos combustíveis impõem-se como uma necessidade imperiosa. Joaquim Jaime salienta que o governo pode encaixar mais três mil milhões de dólares com a retirada do subsídio aos combustíveis.
Com informações de Matias Venâncio (correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo