Brasília (BSB) – A Defesa Civil Nacional informou que atua de forma coordenada com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro desde o início da previsão de chuvas intensas que atingem o estado.
Já na segunda-feira (1º), os órgãos de meteorologia alertaram para o risco de chuva extrema. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), elevou o nível de atenção e realizou, na quarta-feira (3/4), uma reunião de preparação com mais de 250 representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. A ação teve como objetivo antecipar o planejamento da resposta ao evento climático que se aproximava.
Tempo real
Segundo a Defesa Civil, desde o início das ocorrências no município de Angra dos Reis, o Cenad passou a acompanhar em tempo real a situação local, oferecendo todo o suporte técnico e operacional necessário à Defesa Civil do município. Neste domingo (6/4), o Governo Federal reconheceu em caráter sumário a Situação de Emergência decretada na véspera, medida que permite acelerar o repasse de recursos para ações de socorro e assistência humanitária.
A ferramenta Defesa Civil Alerta, desenvolvida e implantada pelo Governo Federal em 2023, também foi fundamental para salvar vidas. O sistema enviou alertas antecipados a cidades como Angra dos Reis e Petrópolis, ajudando a população a se preparar e a se proteger.
A Defesa Civil destacou que, apesar dos desafios herdados — como o orçamento de apenas R$ 25 mil deixados pela gestão anterior para ações de Defesa Civil em 2023 —, o Governo Federal, por meio da recomposição orçamentária garantida pela PEC da Transição, assegurou os recursos necessários para atender prontamente a população afetada.
Além disso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) destinou aproximadamente R$ 14,6 milhões em transferências de recursos para ações de socorro e assistência, entre 2023 e 2024, atendendo 12 municípios fluminenses. Os valores foram utilizados para custear alimentação, abrigamento, aluguel de veículos, kits de limpeza e de higiene pessoal, além de água mineral para as vítimas dos desastres.
Com isso, a Defesa Civil assegura que não procede a alegação de ausência de apoio federal. “O Governo Federal segue mobilizado para proteger a população fluminense, atuando de forma integrada com estados e municípios para garantir resposta rápida, eficaz e solidária diante das emergências”.
Desalojados
Com o transbordamento dos rios Japuíba e Caputera, em razão das fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis, entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5), há cerca de 193 desalojados na cidade, sem registro de feridos. O acumulado da chuva em 48 horas chegou a 347mm. A Prefeitura abriu um total de 36 pontos de apoio, sendo 4 abrigos para receber os desalojados.
Duas equipes do setor de engenharia da Defesa Civil foram acionadas para realizar vistorias nos bairros que apresentaram solicitações, para fazer uma reavaliação de todo o cenário. No total, 19 vistorias já foram realizadas. O resgate no bairro da Mambucaba foi feito com auxílio de botes.
A Secretaria de Assistência Social está de prontidão com equipes preparadas para atuar nos abrigos e distribuir refeições e kits de higiene. De forma preventiva, foram providenciados 300 colchões, 200 kits de higiene pessoal, 200 kits de limpeza e 500 fardos de água.
Leptospirose
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis reforça a orientação para que as pessoas fiquem atentas a sintomas que podem indicar leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina de animais infectados, principalmente ratos. Como o contágio da doença pode ocorrer por meio de contato com a água das enchentes, é preciso redobrar a atenção.
No caso de febre, dor de cabeça e dores no corpo, principalmente na panturrilha, a recomendação é ir à unidade de saúde mais próxima e relatar o possível contato com água das enchentes.
Os sintomas podem surgir até 40 dias depois de ter contato com as águas contaminadas. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, o simples contato com água de enchente não significa que a pessoa tenha contraído leptospirose, o que reforça a recomendação do órgão para que as pessoas não utilizem antibióticos de maneira preventiva. O tratamento da leptospirose é iniciado no momento em que o paciente com sintomas é identificado como caso suspeito pela equipe médica.
Petrópolis
A Prefeitura intensificou as ações de resposta nas regiões mais atingidas pela chuva de sábado (05/04). Na manhã deste domingo (06/04), as equipes da Comdep atuaram na limpeza e desobstrução das vias. Alto da Serra, Corrêas e Nogueira receberam o reforço das equipes e máquinas.
“Estamos trabalhando para dar respostas rápidas para a população, com as equipes da Comdep, Defesa Civil, Saúde, Assistência, Educação, CPTrans e Guarda Civil para que a cidade volte à normalidade”, disse o prefeito Hingo Hammes. “Foram muitas ocorrências em vários pontos da cidade, mas o mais importante é que não tivemos vítimas”, frisou o prefeito.
Equipes da Defesa Civil também estão nas ruas, realizando as vistorias e atendendo aos chamados. De sexta-feira até a manhã de domingo, 113 chamadas foram abertas. Desse total, 93 foram registradas no sábado, e as equipes já vistoriaram 80 chamadas. Não há registro de vítimas.
Já nos pontos de apoio, as secretarias de Saúde, da Assistência Social e Educação continuam no atendimento às famílias. Agentes de Saúde fazem o acolhimento e equipes móveis com médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social estão percorrendo os abrigos para atendimento.
Em 24h, em algumas regiões, choveu 50% a mais do que o esperado para o mês todo
Com acumulado em 24horas ultrapassando os 300mm (índice registrado sábado, cinco de abril), em algumas regiões da cidade, choveu 50% a mais do que o esperado para o mês todo de abril. A previsão para o período era em torno de 200mm, mas na localidade de São Sebastião, por exemplo, os pluviômetros do Cemaden Nacional, registraram no sábado 301mm em 24 horas.
Com informações de Agência Gov / assessorias: Angra dos Reis e Petrópolis
Wagner Sales – Editor de conteúdo