Rio (RJ) – A judoca Beatriz Souza, número 5 do mundo, ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
Foi a sétima medalha do país em Paris e a primeira de ouro. O Brasil tinha 3 medalhas de prata e uma de bronze.
A brasileira de 26 anos fez uma excelente campanha, mostrando superioridade em relação às adversárias em todas as lutas. Foi a 27° medalha do judô em Jogos Olímpicos. São 5 de ouro, 4 de prata e 18 de bronze.
Bia entrou direto nas oitavas de final e venceu a nicaraguense Izayana Marenco por ippon na estreia. Nas quartas superou a sul-coreana Kim Hayun por waza-ari, com direito a revisão do VAR. A arbitragem tinha dado o ponto para a coreana.
Na semifinal derrotou a francesa Romane Dicko por imobilização no Golden Score. Na final despachou Raz Hershko por waza-ari, se tornando a terceira brasileira campeã olímpica no judô.
Rafael Silva perdeu na estreia para Ushangi Koukari do Azerbaijão por ippon.
Tênis de Mesa.
Hugo Calderano perdeu nas semifinais para o sueco Truls Moregard por 4×2.
No domingo, Calderano disputa a medalha de bronze contra o francês Felix Lebrun.
Boxe
Jucielen Romeu derrotou a americana Alyssa Mendoza na estreia. Já Wanderley Pereira foi eliminado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhnia nas quartas de final e perdeu a chance de subir ao pódio.
Canoagem Slalom
Pepe Gonçalves e Ana Sátila estão na segunda fase do caiaque cross. Pepe terminou em segundo lugar na classificatória e Ana foi a quinta colocada.
Tiro com Alvo
Nas duplas mistas, Ana Luiza Caetano e Marcus D’Almeida foram eliminados pelo México nas oitavas de final. Neste sábado Ana Luiza Caetano disputa as finais do tiro com alvo feminino e no domingo é Marcus D’Almeida quem vai lutar por uma medalha no individual.
Vôlei de Praia
Barbara e Carol derrotaram uma dupla holandesa e Arthur e Evandro passaram por uma dupla da Tchéquia. Com isso, as duas duplas terminaram a primeira fase com 100% de aproveitamento, assim como Ana Patrícia e Duda. As três duplas estão nas oitavas de final.
Já André e George perderam duas partidas e se classificaram em terceiro lugar no seu grupo. Talvez eles precisem disputar uma repescagem para garantir vaga nas oitavas de final.
Vôlei Masculino
A Seleção Brasileira de vôlei fez uma boa partida e derrotou o Egito por 3×0. Com o resultado, a equipe garantiu uma vaga nas quartas de final.Após a derrota para a Polônia, o treinador Bernardinho disse que a equipe brasileira enfrentaria quatro finais. Agora faltam três.
Basquete Masculino
A Seleção Brasileira teve uma boa atuação e derrotou o Japão por 102×84. Com a vitória da Grécia sobre a Austrália, o Brasil garantiu a vaga nas quartas de final. O adversário pode ser a Seleção dos Estados Unidos.
O destaque do Brasil foi Bruno Caboclo. Teve ótima atuação, com 33 pontos e 17 rebotes. Gabriel Medina e Tatiane Weston-Webb estão nas semifinais do surfe em Teahuppo no Tahiti pelos Jogos Olímpicos.
Surf
Gabriel Medina venceu João Chianca nas quartas de final e enfrenta o australiano Jack Robinson nas semifinais. Já Tatiane Weston-Webb derrotou a líder do ranking mundial Caitlin Simmers nas oitavas e a espanhola Nadia Erostarbe nas quartas de final.
Nas semifinais enfrenta a costa-riquenha Brisa Hennessy que eliminou a brasileira Luana Silva nas quartas de final. Luana tinha eliminado a brasileira Taina Hinkel nas oitavas de final.
As finais do surfe devem ser disputadas neste sábado. O surfe é a única modalidade olímpica que não está sendo disputada na França.
Com informações de Salvador França
Wagner Sales – Editor de conteúdo