Os dois ministros trocaram informações sobre as políticas e esforços para a transição energética. Foto: Divulgação.

Brasil e França discutem transição energética

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta quinta-feira (12/10) em Paris, na França, com a ministra de Transição Energética da República Francesa, Agnès Pannier-Runacher. Eles discutiram o estreitamento da parceria estratégica entre Brasil e França em temas relacionados à transição energética.

“Sabemos que o Brasil e a França possuem uma relação histórica no setor de energia, principalmente pela presença tradicional de empresas de energia francesas no Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, essa relação passou por um período de estagnação, e estamos aqui para reconstruir a cooperação entre as nações”, disse o ministro Alexandre Silveira.

Transição energética

Os dois ministros trocaram informações sobre as políticas e esforços para a transição energética. Alexandre Silveira destacou a necessidade de uma transição energética justa e inclusiva. “O nosso encontro é uma excelente oportunidade para ampliarmos investimentos no Brasil, além de desenvolvermos novas parcerias, que visem gerar mais oportunidade, emprego e renda para o nosso povo. Isso é uma determinação do presidente Lula e estamos trabalhando para que isso aconteça”, destacou.

Entre os assuntos debatidos, ficou estabelecido que será estruturada uma agenda permanente de trabalhos entre os dois países, que contemplaria diversas áreas, com destaque para a energia nuclear, tema que os países demonstraram interesse em trabalhar juntos e se aproximar ainda mais. Também foram tratadas as perspectivas para a presidência do Brasil no G20 no próximo ano e como os governos brasileiro e francês podem trabalhar não só bilateralmente, mas multilateralmente em prol de uma pauta comum.

O ministro Alexandre Silveira também parabenizou a trajetória da ministra Agnès. “A ministra foi considerada um talento em ascensão pelo Fórum das Mulheres e recebeu o Prêmio de Mulher de Influência na Política em 2020, sendo parte de uma das 40 mulheres na Forbes 2020. Isso reforça o papel das mulheres em posições estratégicas e na contribuição das melhores políticas governamentais pelo mundo”, finalizou.

Após a reunião com a ministra de Transição Energética da República Francesa, o ministro Alexandre Silveira também recebeu representantes de empresas do segmento nuclear como a EDF e a Framatome, além da Urano.

Foram debatidas as perspectivas e as estratégias dessas empresas para o desenvolvimento de negócios em parceria com o Brasil, seja na área de energia nuclear, mineração, energias renováveis e gás natural. Também foram discutidos o reforço e a continuidade de investimentos no Brasil dessas empresas.

Com assessoria

Wagner Sales – Editor de Conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Brasil avança na liderança por uma economia do bem-estar e sustentável

Rio (RJ) – A economia global está em um momento decisivo, onde o crescimento econômico …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.