Brasília – Um grupo de crianças agita bandeiras brasileiras já no lado egípcio da fronteira com Gaza. Outros meninos e meninas com camisas amarelas da Seleção abrem sorrisos ao descobrirem maçãs e outras frutas em sacos de alimentos levados pela embaixada brasileira no Cairo. Frutas que andavam escassas pelas restrições da guerra na Faixa de Gaza.
“Comida que foi trazida pela Embaixada do Brasil no Egito para as crianças, porque na Faixa de Gaza frutas não se encontravam mais. As coisas lá estão muito difíceis. Complicadas. Graças a Deus que tem o Governo do Brasil dando todo o apoio para nós”, afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou pouco após completar o processo de imigração.
Ansiedade e tensão
Os semblantes no grupo de 32 brasileiros e parentes que cruzaram a fronteira na manhã deste domingo, 12 de novembro, já trazem muito mais sorrisos do que a ansiedade e tensão que viveram nos últimos dias. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. No grupo, 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros.
Completados os procedimentos burocráticos neste domingo, eles almoçaram e foram embarcados em veículos fretados pela Embaixada Brasileira no Egito rumo ao Cairo. Uma viagem de cerca de seis horas de deslocamento que conta com a presença de diplomatas brasileiros.
“A equipe da embaixada apoiou os trâmites de entrada dos brasileiros no Egito, e estima em seis horas o tempo do trajeto rodoviário até o Cairo, onde o grupo pernoitará. O voo da FAB de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã de segunda-feira, 13/11”, informou o Itamaraty numa postagem nas redes sociais. A chegada à Base Aérea de Brasília está prevista para 23h30 desta segunda-feira, 13/11, no horário da capital federal.
“Parabéns para o Itamaraty e à FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa postagem em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
O avião trazendo os brasileiros vai fazer três paradas técnicas em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF). A previsão de chegada na Base Aérea de Brasília: 23h30 (horário local) da segunda.
Quando o avião da Presidência tocar o solo da capital federal, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Três aviões da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.
Com MRE / assessoria
Wagner Sales – Editor de Conteúdo