Rio (RJ) – Caio Bonfim fez história nos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro de 33 anos, natural de Sobradinho, Distrito Federal, fez história na marcha atlética. Caio foi medalha de prata na prova de 20km da marcha atlética. A medalha é inédita para o Brasil na marcha atlética.
Foi a quarta Olimpíada de Caio, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na modalidade.
Caio tinha sido 39° em Londres 2012, 4° colocado na Rio 2016 e 13° em Tóquio. Nesta quinta-feira foi o dia de subir ao pódio olímpico. O brasileiro fez uma ótima prova, ficando no pelotão da frente desde o início da prova.
Ele chegou a liderar, mas a poucos quilômetros do fim teve de diminuir o ritmo devido a algumas punições e acabou sendo ultrapassado pelo equatoriano Brian Daniel Pintado que levou o ouro. O espanhol Álvaro Martin ficou com o bronze.
Ginástica Artística
Mais uma medalha para o Brasil na Ginástica Artística. Rebeca Andrade ganhou a prata no individual geral. Simone Biles foi ouro e a também americana Sunisa Lee, ouro no individual geral em Tóquio, ficou com o bronze.
Simone e Rebeca, as duas melhores ginastas do mundo atualmente, disputaram a medalha de ouro desde o início. Biles terminou na frente no salto, mas Rebeca estava na liderança no fim das barras assimétricas.
Na trave e no solo, Simone dominou e acabou com o ouro. A brasileira Flávia Saraiva cometeu alguns erros e terminou na nona colocação do individual geral.
Neste sábado Simone Biles e Rebeca Andrade voltam a se enfrentar na final do salto. É a quarta medalha de Rebeca em Jogos Olímpicos.
Ganhou um ouro no salto e a prata no individual geral em Tóquio e agora em Paris foi bronze por equipes e prata no individual. Ainda disputa as finais do salto, do solo e da trave.
Caso conquiste medalhas nas três finais que ainda disputa, a brasileira de 28 anos, termina os Jogos Olímpicos de Paris como a nacional com mais medalhas em Jogos Olímpicos.
Os brasileiros com mais medalhas são Torben Grael e Robert Scheidt com 5 medalhas olímpicas e Isaquias Queiroz, Fofão, Serginho e agora Rebeca Andrade com quatro.
Boxe
As brasileiras Caroline Naka Barbosa e Bárbara Santos perderam na estreia do boxe e estão fora da disputa por medalhas. Keno Marley perdeu as quartas de final contra Lazizbek Mullojonnov, do Uzbequistão e não tem mais chances de medalha.
Nessa quarta-feira Beatriz Ferreira garantiu uma vaga na semifinal e já tem um lugar garantido no pódio.
Tênis de mesa
Outro que fez história foi Hugo Calderano. Com uma grande atuação, derrotou o sul-coreano Woojin Jang por 4 a 0 nas quartas de final.
Calderano vai disputar uma inédita semifinal olímpica para o Brasil nesta sexta-feira, às 9h30 contra o sueco Truls Moregard.
Judô
No judô, Mayra Aguiar e Leonardo Oliveira perderam na estreia. Mayra, uma das favoritas ao pódio foi derrotada pela italiana Alice Bellandi, número 1 do ranking mundial. Depois de três medalhas de bronze em Londres, no Rio e em Tóquio, Mayra ficou longe do pódio em Paris.
A brasileira, que segue sendo a judoca com mais medalhas olímpicas, falou da pressão interna que ela coloca sobre si e o quanto queria o quarto pódio consecutivo.
Vôlei de Praia
Na arena do vôlei de praia, André e George perderam a segunda partida consecutiva. Foram derrotados pelos americanos Partain e Benesh por 2×1. Os brasileiros terminaram na terceira posição do grupo e podem ter de passar por uma repescagem para garantir uma vaga às oitavas de final.
No feminino, Ana Patrícia e Duda derrotaram as italianas Valentina Gottardi e Marta Menegattii por 2×0 e garantiram a primeira colocação no grupo.
Natação
O revezamento 4x200m feminino foi sétimo colocado na final. As brasileiras fizeram o quinto melhor tempo para chegar às finais. Já Guilherme Caribé não chegou a final dos 50m livre.
Surfe
Pelas oitavas de final, a brasileira Tatiane Weston-Webb ganhou da norte-americana Caitlin Simmers, primeira colocada do ranking da WQS, está nas quartas de final em Teahuppo.
A bateria entre Luana Silva e Taina Hinkel teve poucas ondas. Luana levou a melhor e já está nas quartas de final dos Jogos Olímpicos.
Vôlei Feminino
No vôlei feminino, a Seleção Brasileira teve uma ótima atuação e derrotou a Seleção do Japão por 3×0.
O Brasil esteve muito bem em todos os fundamentos. Gabi com 17 pontos e Ana Cristina com 15 foram as maiores pontuadoras. Carol, mais uma vez se destacou no bloqueio, com 4 pontos.
No próximo domingo, às 16 horas, define a liderança do grupo contra a Polônia.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo