Maputo (AIM) – O recém-eleito Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, tomou posse nesta quarta-feira (15/1), uma cerimónia de Estado pública que teve lugar na Praça da Independência, cidade de Maputo. Foi precisamente no mesmo local que a 25 de Junho de 1975, que Samora Machel proclamou a independência total e completa de Moçambique.
A cerimónia solene de investidura de Chapo contou com a presença dos antigos presidentes da República, Joaquim Chissano e Armando Guebuza, e do cessante, Filipe Nyusi.
Mais de 30 delegações estrangeiras participaram no evento, que também foi testemunhado por cerca de 2.500 convidados moçambicanos.
Foi uma cerimónia que decorreu tranquilamente, mas com um misto de tensão devido a onda de protestos desencadeados pelo ex-candidato Presidencial Venâncio Mondlane que contesta os resultados das VII eleições gerais que tiveram lugar a 09 de Outubro último.
No escrutínio referido, Chapo obteve 65,17 por cento contra 24,19 por cento do seu principal concorrente, Venâncio Mondlane. No mesmo dia, Moçambique realizou as VII eleições legislativas e IV para as assembleias provinciais.
O Conselho Constitucional (CC) o órgão deliberativo, em última instância, de matérias jurídico-constitucionais e do contencioso eleitoral, validou e proclamou chapo como o vencedor das eleições presidenciais, um acto dirigido pela presidente deste órgão, Lúcia Ribeiro, a 23 de Dezembro último.
Esperança
Algumas individualidades nacionais e estrangeiras, disseram nesta quarta-feira (15/01), em Maputo, que o Presidente eleito da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, constitui uma esperança dos todos os cidadãos para o restabelecimento da paz, desenvolvimento do país e resposta aos desafios da juventude.
A juíza Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, considera que o próximo passo a seguir é o restabelecimento da paz para o desenvolvimento do país
“O que nós auguramos partir daqui é a busca da paz e o trabalho para poder desenvolver o nosso país”, disse Ribeiro.
Mãos dadas
A esposa do primeiro presidente de Moçambique independente, Graça Machel, disse ser este o momento para de mãos dadas caminhar juntos por um Moçambique para todos
“Vamos aproveitar este momento para nos darmos as mãos uns aos outros, por um Moçambique em que cada um se sinta filho desta pátria”, referiu Machel.
A antiga Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, afirma que Moçambique é pais de todos.
“Todos nós queremos o bem-estar de todos nós, devemos nos unir para ultrapassar os desafios do momento, aos novos deputados que se entreguem aquilo o que é a causa do deputado de representar, legislar e de fiscalizar, que tenham sempre em mente que a primeira prioridade é contribuir para aprovação de leis que venham a resolver os problemas do povo moçambicano”, disse Bias.
Já, o ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, em representação do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que Moçambique e Portugal são países irmãos.
“Essa relação precisa ser mais aprofundada, tem muito a dar aos seus povos. Para nós, o destino de Moçambique é seu bem, estabilidade, prosperidade, desenvolvimento, que são também prosperidade para Portugal”, disse Rangel.
Sublinhou que o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, transmite uma mensagem de grande esperança para que Moçambique possa dar ao seu povo condições de prosperidade cada vez maior, a esta nação tão jovem, muito para juventude “, disse.
Refira-se que a investidura do Presidente eleito da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, contou com presença de 33 delegações estrangeiras.
Das delegações estrangeiras constam chefes de Estados de África do Sul, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, vice-ministros, primeiros ministros, líderes de partidos políticos, na Comunidade dos Países da África Austral (SADC), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), corpo Diplomático acreditado em Moçambique e representantes das empresas multinacionais.
Com Agência de Informação de Moçambique
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Ferhat Momade