Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio, decretou situação de emergência em função dos danos causados pela forte chuva que atingiu o município (250 mm em 24 horas), na noite de sexta-feira (8/12) e neste sábado (9/12). As equipes da Prefeitura foram para as ruas com todo o suporte de maquinário e trabalhadores para limpeza e desobstrução das vias, além de prestar apoio à população.
O decreto 13.299, publicado no Boletim Oficial nº 1.798 neste sábado (9/12), será válido por 180 dias. Nesse período, o município fica autorizado a convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e autorizar os agentes de defesa civil a entrarem em casas para prestar socorro ou para determinar a pronta retirada de moradores.
Doações
A Prefeitura de Angra está recebendo doações para as famílias desabrigadas. Água, itens de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, lençóis e alimentos não perecíveis, além de ração para pets, podem ser entregues até às 17h na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário (Arquivo da Prefeitura).
A chuva, combinada com a maré cheia, causou inundação no Bracuí, com a água atingindo três metros de altura em alguns pontos. Um casal de idosos que estava em um asilo privado no bairro morreu. Segundo a Defesa Civil, há 304 pessoas desabrigadas no município.
Com assessoria
Wagner Sales – Editor de Conteúdo