<
Para executar medidas de prevenção e mitigação nas regiões afetadas pelo temporal, de forma mais rápida, o Governo do Estado criou uma força-tarefa, que contou com o trabalho de mais de 6,5 mil agentes em todo o estado. Foto: Divulgação.

Chuvas no RJ: Defesa Civil e Bombeiros atendem 568 casos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro atenderam 568 ocorrências relativas às fortes chuvas que atingiram diversas regiões do território fluminense desde sexta-feira (04/04). Os agentes atenderam 81 vítimas, sem gravidade, e realizaram 313 cortes de árvore, 174 salvamentos de animais, 37 ocorrências de alagamentos, 18 de deslizamentos de terra, entre outros chamados.

Para executar medidas de prevenção e mitigação nas regiões afetadas pelo temporal, de forma mais rápida, o Governo do Estado criou uma força-tarefa, que contou com o trabalho de mais de 6,5 mil agentes em todo o estado. O governador Cláudio Castro acompanhou o trabalho das equipes de Petrópolis, onde foi implementada uma base descentralizada de monitoramento no Quartel de Bombeiros do município.

– O trabalho realizado preventivamente pela nossa força-tarefa fez toda a diferença no desfecho desses três dias de fortes chuvas que atingiram principalmente Angra dos Reis, Baixada Fluminense e Petrópolis. Não tivemos nenhum registro de óbito. Seguimos em contato com as prefeituras e acompanhando a previsão do tempo. Nossos equipamentos e nossa força humana seguem de prontidão para atender os municípios que necessitem de ajuda – disse Cláudio Castro.

Bases 

Além de Petrópolis, também foram instaladas bases provisórias em Angra dos Reis, no Quartel dos bombeiros, e na Baixada Fluminense, no Batalhão da PM de Mesquita.

Máquinas do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuaram em Duque de Caxias na limpeza de rios, canais e ruas afetadas pelas chuvas. A ação utilizou 8 caminhões, 3 retroescavadeiras e 1 escavadeira. Ao todo, 150 metros cúbicos de sedimentos foram retirados.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregou kits de ajuda humanitária. Em Angra dos Reis, um dos municípios mais afetados, foram entregues 2.000 cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal.

 No momento, há ocorrência de chuva fraca a moderada nas regiões da Costa Verde, Serrana, Capital, Baixada Fluminense, Metropolitana e Norte. A temperatura mínima registrada foi de 9,7°C em Petrópolis.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Mulheres na infantaria da FAB pela primeira vez

Brasília (BSB) – Pela primeira vez na história, a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu vagas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.