<
Em um gesto de profunda sensibilidade humana, Ricardo Couto de Castro se propõe a levar ao governador Cláudio Castro e ao prefeito Eduardo Paes propostas que expandam os braços do Cipop-Rua/RJ Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil.

Cipop-Rua/RJ: Farol de Esperança e Dignidade na Central do Brasil

Em seu primeiro ano de jornada, o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua/RJ) floresceu como um oásis de acolhimento, estendendo a mão a cerca de 150 vidas diariamente.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, o Centro não é apenas um ponto de apoio, mas um verdadeiro catalisador no delicado processo de resgate da cidadania, devolvendo a essas pessoas a sensação de pertencimento e valor.

Movido por essa experiência transformadora, o desembargador Ricardo Couto de Castro vislumbra um horizonte ainda mais promissor. Em um gesto de profunda sensibilidade humana, ele se propõe a levar ao governador Cláudio Castro e ao prefeito Eduardo Paes propostas que expandam os braços do Cipop-Rua/RJ. O objetivo é claro: tecer uma rede de serviços ainda mais robusta em seu lar, instalado no coração pulsante da Central do Brasil, para que mais histórias possam ser reescritas com dignidade.

Parceria

Um sopro de esperança para essa expansão veio da desembargadora Renata Cotta, presidente da Comissão de Articulação de Programas Sociais do TJRJ e alma mater do Cipop-RJ, em parceria com os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Mello e Vítor Aranha Afonso Rodrigues.

A visão da magistrada é ocupar um espaço vizinho, generosos 330 m² que aguardam para se tornarem um novo lar de oportunidades. Ali, salas dedicadas à escuta atenta de um juiz de plantão, à construção de pontes através da mediação e a encontros transformadores em palestras multiuso seriam erguidas, fortalecendo ainda mais o amparo oferecido.

Durante sua visita tocante ao Centro, o desembargador Ricardo Couto de Castro não poupou palavras para reconhecer o alento que o Cipop-Rua/RJ representa para aqueles que vivem à margem.

Ele testemunhou como, em muitos casos, o acolhimento e o suporte oferecidos reacendem a chama da esperança, pavimentando o caminho para uma reconexão com o tecido social. “Vou buscar apoio do governador e do prefeito para a ampliação dos serviços”, anunciou com convicção, revelando seu desejo de que a iniciativa, nascida no TJRJ, possa irradiar seus benefícios para outros cantos do estado fluminense.

Niterói é o próximo sonho

O coração da desembargadora Renata Cotta também pulsa com o desejo de ver o Cipop-Rua florescer em outras terras. Niterói é o próximo sonho a se concretizar ainda este ano, e Duque de Caxias já figura nos planos da Comissão de Articulação de Programas Sociais, demonstrando um compromisso genuíno em levar o cuidado e a cidadania para além da capital.

A visita do presidente do TJ, que assumiu seu importante papel em fevereiro, foi recebida por Renata Cotta com grande apreço. “O presidente teve a oportunidade de conhecer o conceito do projeto e a luta que empreendemos na melhoria dos serviços”, compartilhou a desembargadora, evidenciando a importância do olhar sensível da liderança do judiciário para a causa das pessoas em situação de rua.

E como um sinal de que a solidariedade tece laços fortes, a visita trouxe uma notícia que aqueceu os corações. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Sales, anunciou a doação de um trailer, um espaço móvel de dignidade onde as pessoas poderão encontrar um banho revigorante e o cuidado de um corte de cabelo, gestos simples, mas profundamente humanos.

Instituições

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro coordena com esmero o Cipop-Rua/RJ, congregando a dedicação de diversas instituições como Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Junta Militar, Defensoria Pública, TRE, OAB, Ministério do Trabalho, TRT, Assistência Social, Sine e INSS. Juntos, eles oferecem um leque de serviços essenciais para a reconstrução de vidas: acesso a certidão de nascimento, carteira de identidade, CadÚnico, orientação sobre processos trabalhistas, regularização militar, encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso a benefícios como o Bolsa Família e isenção de taxas para a obtenção de documentos.

A visita ao Cipop-Rua/RJ foi um testemunho do poder da união em prol da humanidade. Além dos desembargadores Ricardo Couto e Renata Cotta e do coronel Tarciso Sales, estiveram presentes as juízas auxiliares da Presidência Paula Feteira e Carla Faria Bouzo; o secretário Carlos Eduardo Menezes da Costa, da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social; a assessora do Centro, Tereza Guimarães; a diretora da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça; e dedicados assessores dos órgãos e entidades que diariamente semeiam esperança naquele espaço de acolhimento. O Cipop-Rua/RJ se firma, assim, como um exemplo inspirador de como a justiça, aliada à sensibilidade e à colaboração, pode iluminar os caminhos daqueles que mais precisam.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Inflação no Rio de Janeiro em março: Impacto no Custo de Vida

A inflação no Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), registrou …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Open chat
Oi, tudo bem, como posso te ajudar?
Can we help you?