Rio (RJ) – Começou mais uma temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). É a XVII edição da competição, organizada pela Liga Nacional de Basquete. A temporada 2019/2020 foi cancelada por causa da pandemia da covid-19.
Até 2023, a CBB organizava a competição junto com a LNB. A partir de daquele ano, a competição perdeu a chancela da CBB e deixou de ser considerada o Campeonato Brasileiro de Basquete.
A edição deste ano começou com o Clássico dos Milhões no Rio de Janeiro. Vasco da Gama 50 x 59 Fla-Basquete fizeram a abertura da competição no Tijuca Tênis Clube. Além disso, jogaram Minas MG 74 x 66 Brasília Basquete DF, Mogi SP 72 x 67 Paulistano SP, Pinheiros SP 68 x 67 Pato PR e São José SP 70 x 81 Botafogo.
Hoje jogam Paulistano SP x Pinheiros, Corinthians SP x Pato Basquete PR e Mogi SP x Botafogo.
Regulamento
O regulamento da NBB é semelhante ao da NBA. São 18 equipes de oito estados (oito de São Paulo, 3 do Rio de Janeiro, 2 do Rio Grande do Sul, 1 do Ceará, 1 do Distrito Federal, 1 de Minas Gerais, 1 da Paraíba, 1 do Paraná).
As equipes se enfrentam em dois turnos e as 12 primeiras colocadas passam para os playoffs. Do primeiro ao quarto colocado passam diretamente para as quartas de final. Já do 5° ao 12° colocados disputam as quatro últimas vagas em uma repescagem.
Histórico
O Franca SP é o atual tricampeão da competição. Na última temporada derrotou o Flamengo na final. O Flamengo é o maior campeão da competição com 7 conquistas. Além de Flamengo e Franca, o Lobos Brasília DF tem 3 títulos e Bauru e Paulistano ganharam a competição uma vez.
Será que Flamengo e Franca chegam novamente como favoritos?
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Maurício Almeida / R10 Score