Rio (RJ) – Começou nesta quarta-feira (21/2), no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião de Chanceleres do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia. Trata-se da primeira reunião de nível ministerial durante a Presidência Brasileira do G20.
Os ministros de relações exteriores do G20 se reuniram para discutir, entre outros assuntos, o papel do G20 frente as tensões geopolíticas atuais, bem como a efetiva reforma da governança global. Sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, a presidência brasileira do G20 tem como prioridades a inclusão social e o combate à fome e à pobreza; a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e transições energéticas; e a reforma das instituições de governança global, incluindo as Nações Unidas e os bancos multilaterais de desenvolvimento. A presidência brasileira tenciona organizar um G20 inclusivo, com participação da sociedade civil e a realização de G20 Social, ancorado na construção de consensos e voltado para a obtenção de resultados concretos e soluções que beneficiem todos os povos.
Historicamente, as presidências do G20 convidam países não-membros do agrupamento e organizações internacionais para participar das reuniões do seu calendário de eventos. A presidência brasileira convidou Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.
Foram convidados, ainda, para a Reunião de Chanceleres, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Paralelo do encontro, o Ministro Mauro Vieira já manteve entendimentos bilaterais com diversos de seus homólogos às margens da reunião, incluindo os chanceleres de Argentina, Canadá, Egito, França, Indonésia, Portugal e Rússia, entre outros.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo