Os ministros de relações exteriores do G20 se reuniram para discutir, entre outros assuntos, o papel do G20 frente as tensões geopolíticas atuais, bem como a efetiva reforma da governança global. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio.

Começa no Rio a reunião ministerial do G-20

Rio (RJ) – Começou nesta quarta-feira (21/2), no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião de Chanceleres do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia. Trata-se da primeira reunião de nível ministerial durante a Presidência Brasileira do G20.

Os ministros de relações exteriores do G20 se reuniram para discutir, entre outros assuntos, o papel do G20 frente as tensões geopolíticas atuais, bem como a efetiva reforma da governança global. Sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, a presidência brasileira do G20 tem como prioridades a inclusão social e o combate à fome e à pobreza; a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e transições energéticas; e a reforma das instituições de governança global, incluindo as Nações Unidas e os bancos multilaterais de desenvolvimento. A presidência brasileira tenciona organizar um G20 inclusivo, com participação da sociedade civil e a realização de G20 Social, ancorado na construção de consensos e voltado para a obtenção de resultados concretos e soluções que beneficiem todos os povos.

Historicamente, as presidências do G20 convidam países não-membros do agrupamento e organizações internacionais para participar das reuniões do seu calendário de eventos. A presidência brasileira convidou Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.

Foram convidados, ainda, para a Reunião de Chanceleres, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Paralelo do encontro, o Ministro Mauro Vieira já manteve entendimentos bilaterais com diversos de seus homólogos às margens da reunião, incluindo os chanceleres de Argentina, Canadá, Egito, França, Indonésia, Portugal e Rússia, entre outros.

 Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

PF indicia Bolsonaro em inquérito da tentativa de golpe de Estado

PF indicia Bolsonaro em inquérito da tentativa de golpe de Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.