Cidade do Vaticano – O primeiro escrutínio do conclave para a eleição do novo papa terminou nesta quarta-feira (7) sem um resultado decisivo. A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicou, conforme o rito sagrado da Igreja Católica, que nenhum dos cardeais votantes alcançou os dois terços dos votos necessários para ser eleito pontífice.
Este é um momento de profunda reverência e oração para a Igreja Católica global. Os 117 cardeais eleitores, guiados pelo Espírito Santo, estão reunidos em discernimento, buscando escolher aquele que será o próximo Sucessor de Pedro, o Bispo de Roma.
Milhares de fiéis lotaram a Praça de São Pedro, muitos dedicados à oração, incluindo o terço, pedindo sabedoria divina para os cardeais participantes do conclave. A Igreja no mundo todo permanece em vigília, confiando na promessa de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).
O conclave prosseguirá com novas votações nesta quinta-feira. Até que a fumaça branca anuncie a eleição do novo pontífice, o povo de Deus permanece unido em oração e esperança, aguardando o tradicional anúncio “Habemus Papam!” (Temos Papa!).
Com informações de António Mbinga Cunga
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Vatican News