<
Falando da capital Sanaa, Kawkins relatou que uma em cada duas crianças abaixo de cinco anos está desnutrida no Iêmen, "uma estatística quase sem paralelo no mundo". Foto: Unicef/Saleh Hayyan

Conflito no Iêmen deixa meio milhão de crianças desnutridas

Nova Iorque (US) – As crianças no Iêmen enfrentam taxas de desnutrição “extremamente altas”, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. O representante no país, Peter Hawkins, afirmou que os 10 anos de conflito dizimaram a economia, o sistema de saúde e a infraestrutura.

Falando da capital Sanaa, ele relatou que uma em cada duas crianças abaixo de cinco anos está desnutrida no Iêmen, “uma estatística quase sem paralelo no mundo”. Mais de 540 mil menores estão gravemente desnutridos, uma condição “agonizante e com risco de vida”.

Fome e desnutrição

Devido ao conflito, os preços dos alimentos subiram mais de 300% na última década, levando à fome e à desnutrição. Mais da metade da população iemenita, de cerca de 40 milhões de pessoas, dep ende de assistência humanitária. Em certas áreas, incluindo o Oeste, as taxas de desnutrição grave e aguda chegam a 33%.

Hawkins relatou que “portos e estradas essenciais, que servem para o abastecimento de alimentos e remédios, estão danificados e bloqueados”.  A crise no país é resultado do embate entre os rebeldes houthis contra as forças do governo. Em 2015, eles derrubaram o presidente do país, Abd Rabbu Mansour Hadi.

Desde a trégua, mediada pela ONU em abril de 2022, não existem operações militares terrestres em grande escala no Iêmen, mas a violência permanece.

Cessar-fogo em alto risco

O enviado especial do secretário-geral para o Iêmen, Hans Grundberg, alertou o Conselho de Segurança no início deste mês que o cessar-fogo está sob alto risco. Segundo agências de notícias, os Estados Unidos lançaram vários ataques em áreas controladas pelos houthis, supostamente em retaliação ao ataque do grupo armado a navios mercantes e comerciais no Mar Vermelho.

O representante do Unicef relatou que as pessoas estão nas ruas, na beira das estradas, implorando por ajuda. Para aliviar a situação, o governo da Alemanha, por meio do Banco de Desenvolvimento KfW, destinou €19,8 milhões ao Unicef.

O financiamento reforçará programas de alimentação para combater a desnutrição aguda e crônica entre crianças e mulheres. Hawkins explicou que cerca de 1,4 milhão de grávidas e mulheres amamentando estão desnutridas. O dinheiro da Alemanha ajudará o Unicef a ampliar a distribuição de suplementos de micronutrientes, educação nutricional e triagem comunitária em 18 distritos iemenitas incluindo as províncias de Aden e Hodeida.

Neste Dia Internacional de Solidariedade com Funcionários Detidos ou Desaparecidos, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, lembrou o caso do Iêmen, onde 23 funcionários da organização seguem detidos pelos rebeldes houthis, juntamente com muitos outros trabalhadores humanitários, alguns por mais de três anos.

Yang citou a morte em cativeiro de um trabalhador humanitário do Programa Mundial de Alimentos, que foi sequestrado pelos houthis. O presidente da Assembleia Geral pediu a libertação imediata e incondicional de todos os funcionários da ONU detidos no Iêmen e outras partes do mundo.

 

Com informações de ONU News

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

PF prende vereadora por suspeita de ligação com facção criminosa

Teresina (PI) A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (03/04), a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.