Luanda – Juventude da Frente Nacional de Libertação de Angola (JFNLA) vai promover o III Congresso ordinário nos próximos dias 9, 10 e 11 de janeiro, no complexo 15 de Março em Luanda – Viana, sob o lema: redinamizar a JFNLA em prol da Juventude Angolana no interior e na diáspora.
A Comissão Preparatória entende que a realização do III Congresso Ordinário servirá de barómetro para os próximos desafios do País e do seu Partido. Por isso, a sua realização é de extrema importância e deve basear-se nos princípios democráticos.
A comissão trabalha há 6 meses nos preparativos do evento, fruto das atividades realizadas que resultaram na aprovação do regulamento interno da comissão preparatória, cronograma de actividades, universo de delegados, procedimentos para formalização de candidaturas, normas e procedimentos provinciais de apuramento dos delegados, revisão dos documentos reitores da JFNLA tais como: estatutos, normas de funcionamento dos órgãos locais, regulamento de disciplina do militante e o Código Eleitoral.
A informação foi avançada em Conferência de Imprensa, pela Coordenadora da Comissão do Conclave, Maria Kibenzele, tendo referido que as assembleias provinciais foram realizadas nos dias 03 e 10 de Dezembro de 2023, em todo território nacional.
Nas Assembleias foram apurados 301 Delegados, o que corresponde ao universo global dos inscritos ao III Congresso Ordinário, distribuídos em 18 Províncias tais como:
1-Luanda 166-Delegados
2-Bengo – 14 – Delegados
3-Benguela- 10- Delegados
4-Bie 9- Delegados
5- Cabinda 3 – Delegados
6-Cuanza -Sul 10 Delegados
7-Cuanza-Norte- 13- Delegados
8- Cunene 3 – Delegados
9- Huíla 6 – Delegados
10-Huambo- 10 – Delegados
11-Kuando Kubango- 3 – Delegados
12- Lunda Sul 3 – Delegados
13-Lunda Norte 3 – Delegados
14-Malanje 11-Delegados
15-Moxico 3 – Delegados
16-Namibe 3 – Delegados
17- Uíge 15 – Delegados
18-Zaire 16 – Delegados
As campanhas eleitorais dos candidatos a cargo de Secretário Geral da JFNLA, começaram no dia 7 de Dezembro de 2023 e terminam no dia 07 de Janeiro de 2024. Concorrem ao cadeirão máximo da JFNLA, três candidatos nomeadamente:
”Bumba Paiva, Vita Francisco e Carlos Cassoma. Os candidatos Antonio Kinanga e Eduardo José reiteraram suas candidaturas por convicções próprias.
Os Delegados apurados nas 18 províncias, chegam na capital do País já na próxima segunda-feira dia 08 de Janeiro de 2024.
A cerimônia de abertura do III Congresso vai acontecer no dia 09 de Janeiro. O novo Secretário Geral da JFNLA será eleito no dia 10 de Janeiro e a cerimónia de encerramento terá lugar no dia 11 de Janeiro de 2024, com o empossamento do novo Secretário Geral eleito” concluiu a coordenadora da Comissão preparatória do III Congresso Ordinário.
Com informações de António Mbinga Cunga (correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo
SIGO O TRABALHO JORNALISTICO QUE FAZEM COM MUITA PERFEIÇÃO
ESPERO QUE CONTINUEM A TRILHAR A MESMA SENDA