Rio (RJ) – O contador da milícia da comunidade Vilar Carioca, em Campo Grande, na Zona Oeste, Thiago Farias da Costa, conhecido como Gordinho, foi preso na Estrada Dicurana, Inhoaíba, nesta terça-feira (30/07). A prisão foi resultado de uma ação conjunta realizada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) e a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil.
Em poder do miliciano havia um veículo clonado e adulterado, além de farta contabilidade atribuída ao crime organizado. Segundo o trabalho de inteligência do GAECO/MPRJ e da Polícia Civil, Thiago atuava como contador do grupo criminoso que tem como principal liderança em liberdade, Paulo David Guimarães Ferraz Silva, conhecido como Naval.
Segundo a polícia, está sendo investigada a existência de vínculo de Thiago com Alessandro Ferreira dos Santos, o Parrudo – preso em dezembro de 2023. Parrudo é apontado como um dos responsáveis pela organização da queima de 35 ônibus na Zona Oeste da capital, em outubro de 2023. Na época, a morte do também miliciano Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, sobrinho de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, teria sido o pretexto para a queima dos ônibus.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo