Rio de Janeiro (RJ) – Na terça-feira terminou a primeira fase da Copa América. A competição teve algumas surpresas como a Venezuela, o Canadá e o Panamá. A grande zebra foi a Seleção do Panamá, que derrotou os anfitriões Estados Unidos por 2×1.
Em 24 jogos, foram 53 gols. Um dado interessante é que tivemos apenas um gol de falta, do brasileiro Raphinha contra a Colômbia.
Uma seleção com os melhores da Copa América até aqui, teria os seguintes jogadores.
Seleção da primeira fase:
O goleiro é o Romo da surpreendente Venezuela, que joga na Universidad Católica do Chile. Defendeu um pênalti contra o México e levou apenas um gol na primeira fase.
Na defesa, o lateral direito colombiano Munoz do Crystal Palace da Inglaterra foi muito bem, tendo feito o gol contra o Brasil; na zaga Romero da Argentina e que joga no Tottenham da Inglaterra e Ronald Araújo do Uruguai, jogador do Barcelona da Espanha; na lateral esquerda, o uruguaio Mathias Vina do Flamengo.
No meio campo, o brasileiro Bruno Guimarães do Newcastle da Inglaterra, esteve bem como volante, Richard Rios da Colômbia, que atua no Palmeiras, o uruguaio De La Cruz do Flamengo e o colombiano James Rodrigues do São Paulo, destaque da Copa América até aqui.
No ataque, Lautaro Martinez da Argentina, artilheiro da competição com 4 gols, que joga na Inter de Milão e Luis Diaz da Colômbia, que atua no Liverpool da Inglaterra.
As quartas de final começam nesta quinta-feira com Argentina x Equador
Vamos aos jogos das quartas de final.
Argentina x Equador, hoje às 22 horas
A Argentina, atual campeã da Copa América e da Copa do Mundo é muito favorita. Fez cinco gols na primeira fase e não sofreu nenhum. Tem o craque Messi, o zagueiro Romero e Lautaro Martinez, artilheiro da competição como destaques.
Já o Equador se classificou com 4 pontos. Perdeu para a Venezuela na estreia por 2×1, derrotou a Jamaica por 3×1 e empatou por 0x0 com o México.
Tem como destaques os zagueiros Felix Torres do Corinthians e Hincapie do Bayer Leverkusen, o meio campista Moiss Caicedo e o atacante Enner Valencia, do Internacional, autor de 6 gols em Copas do Mundo.
Venezuela x Canadá, nesta sexta-feira às 22 horas
Jogo sem favorito claro. A Venezuela foi a grande surpresa da primeira fase, com 3 vitórias, 6 gols marcados e um sofrido. Tem o goleiro Romo como destaque e alguns jogadores conhecidos do futebol brasileiro, como o meio campista Rincon dos Santos e os atacantes Savarino, que atua no Botafogo e Soteldo do Grêmio.
Já o Canadá terminou a primeira fase com 4 pontos. Perdeu para a Argentina na estreia por 2×0, venceu o Peru por 1×0 e empatou por 0x0 com o Chile.
Os destaques são o ala/meia Alphonso Davies, do Bayern de Munique da Alemanha, o meio campista Eustaquio, do Porto e o atacante Jonathan David, do Lille da França, autor do único gol dos canadenses na competição.
Colômbia x Panamá, sábado às 19 horas
Duelo em que a Colômbia é muito favorita. Os colombianos têm uma boa Seleção, que disputou com a Seleção Brasileira a liderança do Grupo D, que possibilitaria fugir de um duelo contra a boa Seleção do Uruguai nas quartas de finais. A Colômbia ficou em primeiro e enfrenta o Panamá nas quartas como grande favorito. Venceu Paraguai e Costa Rica por 2×1 e 3×0 respectivamente e empatou por 1×1 com o Brasil na última rodada.
O destaque é o capitão James Rodrigues do São Paulo, um dos craques da competição até aqui, mas a equipe conta com outros jogadores conhecidos dos brasileiros como os meio campistas Richard Rios do Palmeiras e John Árias do Fluminense e Borré do Internacional.
Já o Panamá, após perder por 3×1 para o Uruguai na estreia, derrotou o anfitrião Estados Unidos por 2×1 e a Bolívia por 3×1. O destaque da equipe é o atacante Fajardo da Universidad Católica do Equador.
Uruguai x Brasil, sábado às 22 horas
Partida entre dois campeões mundiais
A Seleção do Uruguai vive um momento melhor do que a Seleção Brasileira. O Uruguai venceu as 3 partidas da primeira fase (venceu o Panamá por 3×1, a Bolívia por 5×0 e os Estados Unidos por 1×0).
Tem alguns jogadores que atuam no Brasil, como o goleiro Rochet, do Internacional, os laterais Varela e Vina, do Flamengo e De La Cruz e Arrascaeta também do Flamengo.
Outros bons nomes são o zagueiro Ronald Araújo do Barcelona, o meio campista Valverde, do Real Madrid e o atacante Darwin Nunes do Liverpool.
Já a Seleção Brasileira não foi bem na primeira fase. Dois empates por 0x0 com a Costa Rica e por 1×1 contra a Colômbia e uma vitória por 4×1 sobre o Paraguai. Além dos experientes Alisson, Danilo e Marquinhos, que disputaram duas Copas do Mundo, a Seleção treinada por Dorival Júnior, conta com Lucas Paqueta, Rodrygo, Vinícius Júnior e o jovem Endrick, recentemente vendido para o Real Madrid, mesmo time dos atacantes Rodrygo e Vinícius Júnior.
Será que teremos mais alguma grande zebra nas quartas de final?
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Ainda acredito que a Seleção Brasileira vence a Copa América.