O Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta quarta-feira (7) as oito cidades e estádios que receberão os jogos do torneio, programado para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.
As oito cidades sede da Copa Feminina 2027 no Brasil e seus respectivos estádios serão:
- Belo Horizonte (Mineirão)
- Brasília (Mané Garrinha)
- Fortaleza (Arena Castelão)
- Porto Alegre (Arena Beira-Rio)
- Recife (Arena Pernambuco)
- Rio de Janeiro (Maracanã)
- Salvador (Arena Fonte Nova)
- São Paulo (Neo Química Arena)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que a competição utilizará a infraestrutura previamente construída ou reformada para a Copa do Mundo Masculina de 2014. Oito das doze cidades que sediaram partidas daquele torneio de 2014 voltarão a receber jogos do Mundial Feminino de 2027.
O formato da Copa do Mundo Feminina de 2027 contará com 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro equipes cada. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão para as oitavas de final, replicando o regulamento da edição de 2023. Como país sede, a Seleção Brasileira Feminina já está automaticamente classificada para a competição. Na última edição, em 2023, o Brasil foi eliminado na primeira fase.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino é disputada desde 1991. Apesar de o futebol feminino ter enfrentado uma proibição no Brasil por 38 anos (entre 1941 e 1979), a Seleção Brasileira possui uma rica história na modalidade. Os resultados mais expressivos em Copas do Mundo incluem o vice-campeonato em 2007 e a medalha de bronze em 1999. Além disso, a Seleção Feminina conquistou três medalhas de prata em Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008 e Paris 2024).
Individualmente, a craque brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, detém recordes históricos. Ela é a maior artilheira da história das Copas do Mundo, somando 17 gols, superando o recorde masculino de Miroslav Klose (16 gols). Marta é também a única jogadora a marcar gols em cinco edições de Copas do Mundo. Sob o comando do técnico Arthur Elias, a equipe brasileira deve chegar à Copa de 2027 como uma das favoritas ao título mundial.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Reprodução