Segundo Liberty Chiyaka, as jornadas, que decorrem sob o lema “O Grupo Parlamentar da UNITA pela Democracia, Cidadania e Desenvolvimento Inclusivo”, preveem uma visita de cortesia às autoridades locais e aos 14 municípios da província no dia 04 de outubro. Foto: Divulgação.

Deputados da UNITA não recebem subsídios há vários meses.

Luanda – A UNITA, oposição angolana, anunciou nesta sexta-feira que a administração do parlamento não paga há meses os seus subsídios, motivando “constrangimentos” na preparação das jornadas parlamentares que se realizam em Malanje.

“Tal como no passado, a organização destas jornadas parlamentares enfrentou constrangimentos de ordem financeira causados pela administração parlamentar que durante vários meses não paga os subsídios devidos ao grupo parlamentar”, disse o presidente do grupo parlamentar da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição), Liberty Chiyaka.

Jornadas parlamentares

Falando em conferência de imprensa de lançamento das 11ªs jornadas parlamentares, agendadas para a província de Malanje, entre 03 e 07 de outubro, o político deu conta também que os deputados da UNITA vão visitar os 14 municípios daquela província.

A UNITA, que elegeu 90 deputados nas últimas eleições gerais de 24 de agosto de 2022, realiza as primeiras jornadas parlamentares no término do primeiro ano parlamentar (2022-2023) da quinta legislatura do parlamento angolano.

Segundo Liberty Chiyaka, as jornadas, que decorrem sob o lema “O Grupo Parlamentar da UNITA pela Democracia, Cidadania e Desenvolvimento Inclusivo”, prevê uma visita de cortesia às autoridades locais e aos 14 municípios da província no dia 04 de outubro.

Os trabalhos começam no dia 05, com a abertura do seu presidente e coordenador geral da Frente Patriótica Unida (FPU), Adalberto Costa Júnior, com debates em três painéis que vão abordar a democracia, cidadania e desenvolvimento.

Chiyaka assinalou ainda que o grupo parlamentar do partido está determinado a defender os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos angolanos.

“Na próxima sessão legislativa traremos com maior acutilância iniciativas que contribuem para a consolidação do Estado democrático de direito e a dignificação da vida e da pessoa humana”, afirmou.

O segundo ano parlamentar da quinta legislatura da Assembleia Nacional (parlamento) está previsto para 15 de outubro próximo com o discurso do Presidente angolano sobre o Estado da Nação.

Com Matias Venâncio (Correspondente em Angola)

Wagner Sales – Editor de Conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Empresa de telefonia não paga salários há onze meses

Luanda (AO) – Uma centena de funcionários da Movicel, empresa de telecomunicações, voltou a se …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.