Rio (RJ) – O Brasil ganhou 9 medalhas nesta sexta-feira (30/08) nas Paraolimpíadas de Paris. Foram 4 ouros e 5 bronzes
Atletismo
No primeiro dia do atletismo nas Paraolimpíadas, foram 3 medalhas de ouro e uma de bronze. Nos 5000m masculino T11, Júlio César Agripino ganhou o ouro e bateu o recorde mundial. Yeltsin Jacques ficou com o bronze. Nos 100m masculino F37, Ricardo Mendonça ficou com o ouro.
Já nos 100m T47, o ouro ficou com Petrúcio Ferreira. O corredor é tricampeão paraolímpico e recordista mundial da prova.
Natação
Na natação foram 2 bronzes. Talisson Glock foi bronze nos 200m medley individual masculino na classe SM6. O outro bronze veio no revezamento 4x50m livre misto na classe até 20 pontos.
A equipe brasileira ficou atrás da China e dos Estados Unidos.
Taekwondo
Nesta sexta-feira no taekwondo foi dia de um ouro e um bronze. Ana Carolina Moura ganhou o primeiro ouro para as mulheres na história das paraolimpíadas. Foi na categoria até 65kg. Já Silvana Fernandes ficou com o bronze na categoria até 57kg. Ela havia conquistado o bronze nas Paraolimpíadas de Tóquio.
Nathan Torquato chegou às semifinais, mas se lesionou durante a luta e não conseguiu lutar pelo bronze. O brasileiro era o atual campeão paralímpico.
Tênis de mesa
No tênis de mesa, Joyce Oliveira e Claudia Oliveira perderam nas semifinais e ficaram com a medalha de bronze. Já Bruna Alexandre e Dani Rauen venceram a partida das quartas de final e garantiram um lugar no pódio.
O mesmo ocorreu com Luis Manara e Claudio Massad. Luis e Claudio venceram uma dupla francesa nas quartas de final e comemoraram muito a vaga nas semifinais.
Nos esportes coletivos, o dia não foi tão bom para o Brasil.
Uma vitória no golbol masculino por 13×8 sobre os Estados Unidos. No golbol feminino, as brasileiras perderam por 8×4 para Israel.
E na estreia do vôlei sentado masculino, os brasileiros perderam por 3×0 para a Alemanha.
Até aqui são 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 6 de bronze, além de 2 medalhas pelo menos de bronze garantidas.
Breaking News
O Brasil ganhou a sua 13° medalha nas Paraolimpíadas de Paris.
A polonesa Roza Kozakowska, que havia sido campeã no lançamento de club F32, foi desclassificada.
A comissão técnica do Brasil protestou pelo uso do equipamento de forma irregular da polonesa e teve a queixa acatada. Roza foi eliminada, e com isso, Giovanna Boscolo, que tinha sido quarta colocada na prova, ficou com o bronze. Foi a 10° medalha do país nesta sexta e a 5° no primeiro dia do atletismo.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Bom dia
Pra cima deles Brasil.
Na natação o Brasil sempre foi bem.
Nas P.O.