Divulgado balanço da segurança durante o Revéillon no Rio de Janeiro

O número de registros de ocorrências relacionadas ao Réveillon caiu em todo o estado do Rio, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado de Polícia Civil. Da noite do dia 31 de dezembro à manhã do dia 1 de janeiro houve 140 registros de ocorrências ligadas às comemorações da passagem de ano. Foram 81 registros de furtos (38 a menos do que na virada de 2023 para 2024, uma queda de 32%), sendo nove de celulares; 10 de roubos (15 a menos do que no Réveillon anterior, redução de 60%) – apenas dois de celular.

O Governo do Estado montou um esquema de segurança recorde para o Réveillon 2025, com 28 mil agentes de segurança atuando em todo o estado. Em Copacabana, principal palco da celebração, 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior, estiveram presentes para garantir a segurança de fluminenses e turistas durante a queima de fogos. A operação contou com tecnologia de ponta, incluindo 15 drones, aeronaves e atendimento especializado. A Polícia Militar montou 19 pontos de bloqueio em vias de acesso e instalou 78 plataformas de observação.

Resultado

– As tecnologias usadas pelas nossas forças de segurança e pelos bombeiros, aliadas ao trabalho integrado das polícias Civil e Militar, foram fundamentais para que a gente conseguisse chegar a esse resultado. Tivemos um Réveillon de paz e isso foi reconhecido nos depoimentos dados pelos turistas que vieram passar a virada do ano no nosso estado. A rede hoteleira bateu 98% de ocupações e certamente a segurança contribuiu, e muito, para isso – disse o governador Cláudio Castro.

O Corpo de Bombeiros também usou tecnologia avançada para garantir a segurança do público durante o Réveillon, com destaque para os drones equipados com megafones, usados para orientar banhistas e reforçar mensagens sonoras de segurança. A corporação disponibilizou pela primeira vez o serviço de médicos em motos aquáticas, tecnologia inédita no mundo, que permite reduzir o tempo de atendimento em emergências marítimas em até 80%.

Os equipamentos tecnológicos usados pelas forças estaduais de segurança são frutos de investimento de R$ 4 bilhões feito só em segurança pública. Um dos equipamentos adquiridos para ser utilizado em grandes eventos, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel ficou estacionado na Praça do Lido. A estrutura monitora e coordena as ações de segurança no palco principal das celebrações, com o auxílio de drones de reconhecimento facial, câmeras de monitoramento e comunicação em tempo real com as forças de segurança.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Foto: Twitter / X

Sobre wagner

wagner

Check Also

Recolhimento de resíduos sólidos ainda apresenta problemas em Maricá

A administração de Quaquá terá muito trabalho para se adequar, por exemplo, ao item que trata dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.