Rio (RJ) – O brasileiro Marcus D’Almeida, um dos favoritos ao pódio e primeiro colocado do ranking mundial no tiro com arco, foi eliminado nas oitavas de final pelo sul coreano no Woojin Kim, segundo do ranking mundial. Marcus disse que foi derrotado pela Simone Biles do tiro.
Kim acertou 11 das 12 flechas no número 10 e uma no 9. Como fez uma primeira fase ruim, terminando em 17° lugar, o brasileiro enfrentou o segundo melhor arqueiro do mundo logo nas oitavas.
Boxe
A pugilista Jucielen Romeu perdeu nas quartas de final e foi eliminada pela turca Esra Ylidiz. Com o resultado, o país terminou somente com uma medalha de bronze.
Foi o pior resultado do Brasil desde os Jogos Olímpicos de 2012. Entre os Jogos de 1972 e 2008, o país ficou sem medalhas e ganhou três medalha em 2012, uma medalha de ouro em 2016 e uma medalha de ouro, prata e bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Cindy Ngamba, a camaronesa ganhou a sua luta nas quartas de final e conseguiu um feito histórico. Competindo pelos refugiados, a pugilista tornou-se a primeira medalhista na história dos refugiados. Desde 2016, os refugiados competem pela Equipe Olímpica de Refugiados e agora, após duas edições dos Jogos Olímpicos sem medalhas, ganham a sua primeira.
Tênis de Mesa
O brasileiro Hugo Calderano perdeu a decisão da medalha de bronze para o francês Felix Lebrun por 4×0. O francês, não deu chances ao brasileiro. A menor diferença foi no segundo set, quando Lebrun venceu por 12/10. A perda da medalha causou uma crise de choro no atleta que justificou a emoção por sua dedicação nos treinos para chegar muito bem nas competições na capital francesa.
Calderano fez história em Paris. Foi o primeiro semifinalista do continente americano da história dos Jogos Olímpicos. O ouro do tênis de mesa masculino ficou com Fan Zhendong e a prata com o sueco Truls Möregårdh, que eliminou o brasileiro nas semifinais.
Tênis
No tênis, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Carlos Alcaraz fizeram uma grande final. Foi o duelo de Djokovic, o mais velho finalista olímpico com 37 anos, contra o espanhol de 21 anos, o tenista mais novo a chegar a uma final olímpica. O sérvio levou a melhor, fazendo 2×0, vencendo os dois sets por 7×6 em mais de três horas de partida.
Na sua quinta edição dos Jogos Olímpicos, Djokovic ganhou o último título que faltava a sua carreira. Agora Djoko é campeão de tudo.
O choro de um supercampeão como o sérvio, após a conquista, lembrou do quanto as Olimpíadas são importantes.
Canoagem Slalom
No caiaque cross, Pepe Gonçalves foi eliminado nas oitavas de final, mas Ana Sátila chegou em segundo na sua bateria e está nas quartas de final.
Vôlei de Praia
As duplas André e George e Bárbara e Carol acabaram eliminadas nas oitavas de final. André e George perderam para a dupla alemã Ehlers e Wickler por 2×0.
Já Barbara e Carol também foram eliminadas. Perderam para as australianas Mariafe e Clancy também por 2×0.
Evandro e Arthur enfrentaram os holandeses Van de Velde e Immers. A dupla brasileira fez um ótimo primeiro set e fechou em 21×16.
Foram 6 aces para o Brasil no primeiro set. Vitória muito tranquila. No segundo set, a dupla brasileira também foi muito bem. Venceu o set por 21×17. Nas quartas de final vão enfrentar uma dupla sueca.
Vôlei Feminino
A Seleção Brasileira decidiu a primeira colocação do grupo contra a Polônia. A Seleção Brasileira venceu por 3×0 e vai enfrentar a República Dominicana nas quartas de final, teoricamente um adversário mais fácil do que os Estados Unidos ou a Sérvia, outros adversários possíveis.
O primeiro set terminou 25×21 para o Brasil. No segundo set, a Seleção Brasileira estava vencendo a Polônia por 24×19 com tranquilidade, mas a Polônia empatou em 24×24.
O segundo set foi muito equilibrado e terminou 38×36 para a Seleção Brasileira. A Seleção da Polônia foi muito bem nos bloqueios, mas Gabi e Rosamaria se destacaram no ataque. Júlia Bergmann também entrou muito bem no segundo set.
No terceiro set a Seleção Brasileira seguiu muito bem. Melhorou no bloqueio, com destaque para Carol, que marcou 5 pontos de bloqueio. O Brasil fez 25×14 no terceiro set e foi a melhor equipe da primeira fase.
Destaque para Gabi, maior pontuadora com 20 pontos. Agora, vai enfrentar a República Dominicana na próxima terça-feira. A Seleção treinada por José Roberto Guimarães derrotou as seleções do Quênia, do Japão e da Polônia por 3×0.
Japão e Polônia foram as duas únicas equipes que derrotaram a seleção de vôlei feminino em 2024. Foram 16 vitórias e 2 derrotas na temporada.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo