o Projeto foi desenvolvido por um grupo de moradores do município que se uniram para atuar diante das desigualdades sociais e dos atos de repressão contra crianças em situação de rua. Foto: Divulgação.

Empresa auxilia projeto voltado para crianças e adolescentes em risco social

Rio – As empresas desempenham um papel crucial na sociedade e têm a capacidade de impactar positivamente comunidades e questões sociais por meio, por exemplo, do apoio a Organizações Não Governamentais (ONGs). Pensando nisso, a Agristar do Brasil, uma das maiores empresas do País no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes, marcou mais um ano de parceria com o Projeto C3.

Com início em 1990, em Petrópolis (RJ), o Projeto foi desenvolvido por um grupo de moradores do município que se uniram para atuar diante das desigualdades sociais e dos atos de repressão contra crianças em situação de rua. Atualmente faz parte de uma das iniciativas da Associação Jovens em Ação (AJA) – uma instituição social filantrópica sem fins lucrativos – e atua de diferentes formas, como a realização de mutirões para prestar serviços assistenciais; miniprojetos para execução de atividades ocupacionais; ocupação dos jovens para prevenção da marginalização e segregação social, entre outros.

De acordo com o supervisor de contabilidade da Agristar, Alex Moreno, responsável pelos repasses à instituição, a oportunidade da parceria surgiu quando a empresa identificou que o Governo Federal, por meio de renúncia fiscal, dá direito às empresas em regime de lucro real de repassar o valor de 1% do imposto de renda à ONGs de apoio social em prol de crianças e adolescentes. “Até então não conhecíamos o Projeto, mas, em uma conversa interna com uma ex-colaboradora, ela nos contou sobre ele e nos apresentou ao responsável, que já era seu conhecido. Desde então mantemos esse compromisso que já dura há sete anos”.

Desde 2016, o valor total das contribuições já soma mais de R$130 mil, sendo R$25 mil somente no ano passado. “É uma alegria imensa poder contribuir com o futuro das crianças. Em 2023 essa parceria proporcionou diversas melhorias estruturais no espaço do Projeto e permitiu a contratação de uma psicóloga. Meu desejo é que nosso trabalho conjunto continue colhendo bons frutos, ajudando cada vez mais aqueles que são nossa esperança do amanhã”, compartilha Moreno.

“Esses investimentos foram cuidadosamente escolhidos e fundamentais para criar um ambiente seguro e oferecer oportunidades educacionais, resultando em benefícios tangíveis e transformadores para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destaca o coordenador de Projetos no C3, José Claudio de Souza Junior.

“O apoio de empresas a projetos como o do C3 é crucial, pois proporciona recursos financeiros e expertise que podem potencializar o impacto positivo nas comunidades. Além de contribuições monetárias, a colaboração pode trazer conhecimentos estratégicos, acesso a redes e oportunidades de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a capacidade do projeto de criar mudanças significativas e duradouras. Essa parceria entre setores público e privado reforça o comprometimento social e a responsabilidade corporativa na construção de comunidades mais resilientes e inclusivas”, finaliza.

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Novo PGJ anuncia fortalecimento do GAECO que terá mulher na direção

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, assumiu o cargo nesta sexta-feira (17/01) com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.