Luanda – Começa nesta terça-feira, na capital angolana, a 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL. O evento está previsto no Acordo assinado com a entidade em 19 de Outubro de 2022 a margem da 90.ª Sessão da Assembleia Geral da Interpol em Nova Deli, República da Índia e aprovado em Julho deste ano, na 5ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
O encontro que vai até quinta-feira, contará com a presença do Major-General Ahmed Naser Al Raisi, Presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal OIPC- INTERPOL, que desembarcou em Angola a convite do Ministro do Interior da República de Angola, no último dia 30, para uma visita e participação nos trabalhos da 26ª Conferência Regional Africana. O evento vai coincidir com a celebração de dois grandes calendários: o Centenário da institucionalização da INTERPOL e o quadragésimo primeiro aniversário de adesão de Angola na organização.
Segundo o porta-voz do SIC Geral, Manuel Halaiwa, a Conferência Regional vai abordar, dentre os vários assuntos, a Estratégia Regional Africana da INTERPOL no âmbito da prevenção e repressão à criminalidade organizada transnacional, com destaque para o cibercrime, crimes financeiros e de corrupção, tráfico de seres humanos e terrorismo, bem como o reforço da cooperação internacional em matéria policial e criminal.
Para o encontro são esperados mais de 250 altos oficiais de Polícias, de países Africanos e de outros continentes, bem como de Organizações Internacionais que já confirmaram a presença.
Com Thyrsha Alberto (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de Conteúdo