Luanda (AO) – Atendendo o início da época chuvosa que, oficialmente começou a 15 de Agosto último, e havendo igualmente a necessidade de se prevenir eventuais casos de desastres naturais, resultantes das quedas pluviométricas na região, a Comissão Provincial de Protecção Civil da Lunda-Norte (CPPCLN), realizou recentemente a IIIª Reunião com objectivo de traçar estratégias e mecanismos, com vista a prevenir e mitigar os riscos de situações de calamidades e desastres, que podem ocorrer em toda a extensão da província.
A Governadora da Província da Lunda-Norte, Filomena Miza Aires, na qualidade de Coordenadora da Comissão Provincial de Protecção Civil, justificou a necessidade de criação de estratégias para prevenir calamidades e outros desastres, em razão das condições climáticas desta região do leste do país.
Durante o encontro, a Comissão passou em revista e aprovou o Projecto Centro de Coordenação Operacional (PCCO) e o Plano de Preparação, Contingência, Resposta e Desastres (PPCRD) 2023/2027. Além disso, revisou o Relatório de balanço da última época chuvosa, documentos apresentados pelo Comandante Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Comissário Bombeiro, Manuel Crespo Santos e pelo Comandante Adjunto do órgão, Intendente, Felismino Iambo.
À saída do encontro, a Administradora Municipal do Xá-Muteba, Esmeralda Maximata, falou da iniciativa da governadora na criação da comissão. Para ela, há necessidade de todos fazerem parte da referida comissão anteriormente criada.
Por isso, Esmeralda Maximata pediu a colaboração dos munícipes do Xá-Muteba para se empenharem na causa que visa o bem-estar de todos os habitantes da província da Lunda-Norte em geral, e do Município do Xá-Muteba, em particular.
Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo