<

Esquema Pronto para Show de Lady Gaga em Copacabana

Todo o esquema operacional para o show da cantora Lady Gaga, no próximo sábado, 3 de maio, na Praia de Copacabana, está montado. A Prefeitura do Rio estima um público de cerca de 1,6 milhão de pessoas para o espetáculo. A programação divulgada pela Riotur prevê início da festa às 17h30, com DJs convidados no palco em frente ao Copacabana Palace. O show principal de Lady Gaga está marcado para as 21h15, com duração aproximada de duas horas e meia, seguido por outro DJ a partir de 0h15.

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, expressou grande expectativa: “Todos os órgãos estão atuando de forma integrada, com muito planejamento e dedicação para entregar um grande espetáculo. O público pode se preparar para um show inesquecível, digno de uma estrela como a Lady Gaga. Temos certeza de que a ansiedade dos brasileiros é enorme, e, mais uma vez, daremos um verdadeiro show de organização na Praia de Copacabana.”

Um estudo da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Riotur estima um impacto econômico de aproximadamente R$ 600 milhões para a cidade. O setor de turismo também será beneficiado, com o aeroporto RIOgaleão recebendo 24 voos extras da LATAM entre 1º e 4 de maio, e a Azul prevendo 230 operações no RIOgaleão e 252 no Santos Dumont. Um levantamento da Hotéis Rio em 17 de abril indicou uma taxa média de ocupação hoteleira de 71,4% para o período, superando os níveis habituais de maio.

O secretário de Cultura, Lucas Padilha, destacou a preparação e o impacto do evento: “O Rio de Janeiro está em festa, mas também está preparado. Estamos falando de um impacto econômico estimado em R$ 600 milhões, com um ticket médio que cresce a cada ano, e em uma cidade que, além de acolhedora, oferece acesso democrático à cultura. É uma ação coordenada que reforça não só o papel do Rio como capital cultural, mas também seu protagonismo como motor do turismo e da economia criativa.”

Bloqueios em Copacabana

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) implementou um esquema especial de bloqueios em Copacabana, similar ao do Réveillon. Já nesta sexta-feira (25), o estacionamento será proibido em diversas áreas de Copacabana e Botafogo. A partir da meia-noite de sábado (3), o acesso a Copacabana será bloqueado, com restrições progressivas para ônibus fretados, veículos particulares, ônibus e táxis. A Avenida Atlântica será totalmente interditada a partir das 7h de sábado. A liberação dos bloqueios externos começará às 4h de domingo, com a Avenida Atlântica reabrindo às 6h. A CET-Rio mobilizará 205 operadores, veículos e sinalização para gerenciar o tráfego.

O principal ponto de embarque para o show será o Terminal Enseada de Botafogo, das 19h30 de sábado às 4h de domingo, com linhas de ônibus especiais para diversas regiões. O MetrôRio operará 24 horas nas estações de Copacabana (Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde), com controle de fluxo e recomendações de uso da estação Siqueira Campos para embarque. A SuperVia terá operação especial com reabertura da estação Central do Brasil à meia-noite de domingo e partidas programadas nos ramais. O BRT terá reforço de frota nas linhas 60 e 22, e o VLT operará 24 horas com serviço especial entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil.

A Prefeitura montou uma ampla estrutura de apoio na orla, incluindo 16 torres de delay (som, luz e telões), acessibilidade para PCDs, 500 cabines sanitárias e uma Central de Órgãos Públicos. Na segurança, haverá 78 torres de vigilância com policiais militares, 150 detectores de metal, 18 câmeras com reconhecimento facial e grades de controle de acesso. Dois contêineres do Corpo de Bombeiros estarão posicionados na orla.

Saúde

Três postos de atendimento médico serão instalados, equipados com leitos, poltronas de hidratação e ambulâncias UTI móveis, com equipes médicas completas. Os hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar estarão de prontidão para receber pacientes transferidos. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda hidratação, uso de roupas leves e porte de documentos com contato de emergência. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) fiscalizará postos de saúde e serviços de alimentação, e a Vigilância em Saúde monitorará cenários epidemiológicos. Vans do programa “Van Bora” oferecerão testes rápidos de DSTs e preservativos.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, atuará no ordenamento urbano e segurança preventiva, com 1.310 agentes, veículos e equipamentos. O Centro de Operações Rio (COR) monitorará a cidade em tempo real, com um centro avançado no local e 240 câmeras em Copacabana, além de drones. O COR recomenda o uso do aplicativo gratuito COR.Rio para informações em tempo real.

A Comlurb preparou um esquema especial de coleta de lixo, com a coleta regular em Copacabana sendo realizada excepcionalmente no domingo à noite. Serão disponibilizados dois mil contêineres de 240 litros e duzentos de 1.200 litros na orla, com 1.630 garis e 42 equipamentos mobilizados para a limpeza.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) oferecerá pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nos metrôs Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, e terá um espaço de convivência para filhos de ambulantes na Escola Municipal Doutor Cícero Penna. A SMAS também promoverá campanhas de enfrentamento à violência sexual e trabalho infantil.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência atuará para orientar e facilitar o acesso a dois espaços exclusivos para PCDs, mediante apresentação de documento comprobatório e documento com foto do acompanhante. A entrada será por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima.

A Capitania dos Portos realizará uma operação especial de fiscalização de veículos aquáticos, com interdição da área marítima próxima ao show para embarcações não autorizadas das 16h de sábado às 4h de domingo. Embarcações liberadas receberão adesivos de identificação e serão direcionadas a áreas específicas.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados preparou um esquema especial de apoio a mulheres vítimas de abuso ou violência, com equipes especializadas presentes no local para oferecer apoio imediato e encaminhamentos necessários.

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Foto: Fábio Motta/ Prefeitura

Sobre wagner

wagner

Check Also

Médico Preso por Maus-Tratos e Morte de Animais em Arraial do Cabo

Policiais civis da 132ª DP (Arraial do Cabo) resgataram diversos animais vítimas de maus-tratos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Open chat
Oi, tudo bem, como posso te ajudar?
Can we help you?