Luanda (AO) – Não correm risco de morrer os homens que foram feridos a tiros por um oficial do SIC, na última sexta-feira (17/01), após uma confusão entrer familiares no bairro Bela Vista Alta, na cidade de Benguela. Tudo foi provocado pelo oficial que estava bêbedo, fez os disparos e acabou preso.
Segundo o SIC, o oficial trabalha na direção do órgão em Benguela, justamente no Departamento de Combate aos Crimes Contra as Pessoas. O porta-voz do SIC Geral, Manuel Halaiwa, através de um comunicado de imprensa, inforou que os feridos foram socorridos minutos depois pelo autor dos disparos, que os transportou em seu próprio carro para o Hospital Geral de Benguela.
Diante da gravidade dos factos o oficial de 39 anos, será apresentado ao Ministério público para trâmites legais subsequentes. O SIC reafirma que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e actuação profissional, quer esteja em serviço ou na vida familiar, respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos, garantindo a sua segurança e do seu património, pois a violação destas regras é passível de sanções severas, que vão até a expulsão.
Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo