<

Fiocruz Alerta: Influenza A e VSR Crescem no Brasil

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (22/05), alerta para o crescimento da influenza A em grande parte do Brasil, especialmente na região Centro-Sul e em diversos estados do Norte e Nordeste. A análise também aponta para um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que segue impactando significativamente as hospitalizações de crianças de dois a quatro anos e a mortalidade até os dois anos de idade.

A atualização, referente à Semana Epidemiológica 20 (11 a 17 de maio), reforça que a influenza A é a principal causa de mortalidade por SRAG em idosos e uma das três principais causas de óbitos por SRAG entre crianças. Apesar de o crescimento do VSR ter desacelerado no Distrito Federal, Goiás e São Paulo, os níveis de incidência ainda são muito altos.

Cenário Nacional e Recomendações

A nível nacional, há um aumento de SRAG nas tendências de longo e curto prazo, impulsionado pelos casos de influenza A e VSR. Vinte das 27 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Centro-Sul); Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (Norte); e Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco (Nordeste) são alguns dos estados com crescimento expressivo.

Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz e do InfoGripe, enfatiza a importância da vacinação em dia. “Todas as faixas etárias podem se beneficiar da vacina. Quem não faz parte dos grupos prioritários, e se seu município ampliou a vacinação para toda a população a partir de seis meses, aproveite também para se vacinar”, orienta. Ela reitera a recomendação de uso de máscaras em locais fechados, com aglomeração e em postos de saúde, além da manutenção de medidas de etiqueta respiratória.

Prevalência dos Vírus (últimas 4 semanas epidemiológicas):

  • Influenza A: 33,3% dos casos positivos; 69,7% dos óbitos.
  • VSR: 53,6% dos casos positivos; 13% dos óbitos.
  • Rinovírus: 14,6% dos casos positivos; 9% dos óbitos.
  • Sars-CoV-2 (Covid-19): 2,3% dos casos positivos; 8,1% dos óbitos.
  • Influenza B: 0,9% dos casos positivos; 1,3% dos óbitos.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – editor de conteúdo

Foto: Raquel Portugal

Sobre wagner

wagner

Check Also

Idade da mãe influencia na qualidade do primeiro leite materno

Neste mês de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Open chat
Oi, tudo bem, como posso te ajudar?
Can we help you?