Rio (RJ) – O tricampeão mundial Gabriel Medina chega às Olimpíadas de Paris querendo subir ao lugar mais alto do pódio.
Em Tóquio, o surfista de Maresias SP, também chegou como favorito, mas ficou na quarta colocação, após decisão controversa dos juízes. Agora o tricampeão mundial de surfe chega novamente como favorito.
Além de Gabriel, Filipe Toledo e João Chianca também vão a Paris.
Quarto lugar
Mesmo com Filipe Toledo sendo o atual bicampeão mundial de surfe e João Chianca tendo chegado em quarto lugar no circuito do ano passado, à frente de Gabriel, é o surfista paulista que chega com mais chances de medalha.
Filipe deu preferência a saúde mental e abriu mão do circuito mundial e João Chianca estava lesionado e voltou na última etapa em El Salvador. Não se sabe como Filipe e Chianca chegarão às Olimpíadas. Se chegarem bem, têm chances de brigar por um pódio.
Um ponto que favorece Gabriel é que a competição será disputada no Tahiti em Teahuppo, onde o tricampeão mundial tem excelente retrospecto. Já foi campeão da etapa nos anos de 2014 e 2018, cinco vezes vice e duas vezes semifinalista.
Em maio foi semifinalista no Tahiti, perdendo para o líder do ranking mundial John John Florence. Apesar de não ter vencido a etapa, conseguiu duas notas 10 nas ondas do Tahiti.
Mês passado foi semifinalista na etapa de El Salvador e chegou às quartas de final na etapa de Saquarema.
Nas Olimpíadas terá como principais adversários o americano John John Florence, que já foi bicampeão mundial e é líder do ranking da WQS este ano, o também americano Griffin Colapinto, os australianos Ethan Ewing e Jack Robinson e o sul-africano Jordy Smith.
Será que Gabriel consegue repetir o feito de Ítalo Ferreira em Tóquio e ganhar a medalha de ouro?
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo