O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpriu, nesta quinta-feira (15 /05), nove mandados de prisão. Os alvos são integrantes de uma organização criminosa armada que atua nos moldes do antigo ‘Escritório do Crime’.
A investigação revelou que o novo grupo criminoso atua sob ordens de lideranças da contravenção penal e está envolvido em um esquema de venda de armas e munições apreendidas em operações da Polícia Militar. Entre os nove presos, estão três policiais militares, lotados no 9º BPM (Honório Gurgel), no 39º BPM (Belford Roxo), e um preso no Batalhão Especial Prisional (BEP). Um dos PMs presos é um capitão da corporação.
Os nove integrantes desta organização foram denunciados à Justiça pelos crimes de organização criminosa armada, sequestro e comércio ilegal de armas de fogo e munições.
De acordo com o GAECO/MPRJ, parte dos homicídios atribuídos ao grupo tem ligação com disputas entre facções criminosas. Thiago Soares Andrade Silva, conhecido como Ganso, é apontado pelo GAECO/MPRJ como o líder deste novo grupo.
As denúncias do GAECO/MPRJ também indicam o envolvimento do grupo em, ao menos, dois homicídios com características de execução sumária, praticados à luz do dia com uso de armamento pesado. Um dos crimes é o assassinato de Fábio Romualdo Mendes, em setembro de 2021, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio, surpreendido dentro do carro e atingido por vários disparos. Outro caso é a morte de Neri Peres Júnior, após uma emboscada em Realengo, em 4 de outubro de 2021, executado com tiros de fuzil.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: