O governo brasileiro divulgou comunicado anunciando que planeja a repatriação de nacionais que se encontram na região. Foto: Redes Sociais / Plox Brasil.

Governo adota medidas para retirar brasileiros do conflito em Israel

Brasília – O segundo dia de conflitos no Oriente Médio teve troca de tiros entre Hezbollah e o Exército de Israel. Informações iniciais dão conta de que mais de 600 pessoas morreram desde que o Hamas lançou um ataque contra o território israelense, nesse sábado (7.10).

A respeito do conflito, o governo brasileiro divulgou comunicado anunciando que planeja a repatriação de nacionais que se encontram na região.

Os voos da Força Aérea Brasileira destinam-se, prioritariamente, a repatriar brasileiros residentes no Brasil. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu sítio eletrônico (https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv), formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.

Primeiro voo de repatriação

De acordo com o comunicado, “face à incerteza quanto ao momento em que poderá ocorrer o primeiro voo de repatriação, recomenda-se que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais disponíveis, do aeroporto de Ben-Gurion, que continua a operar.”

Segundo ainda o comunicado, “em relação aos brasileiros na Palestina, o Governo busca viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de plano de evacuação dos nacionais que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.”

O Governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. No comunicado, o governo informa os telefones que os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender os brasileiros em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Em um post publicado em redes sociais, o presidente Lula afirma que ficou “chocado com os ataques terroristas realizado nesse sábado em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmou meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas”. O presidente diz ainda que “o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da presidente do Conselho de Segurança da ONU.” Lula conclama a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta e existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados.”

Com RTP / assessoria

Wagner Sales – Editor de Conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Relatório aponta restrições e violências contra palestinos em Hebron

Rio (RJ) – Lesões físicas, traumas mentais e acesso restrito a cuidados médicos são uma realidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.