Roma (IT) – A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou a seguinte mensagem acerca das condições de saúde do Papa Francisco:
“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia do tórax realizada ontem à noite (terça-feira (25/02) mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar”, informa o boletim.
De acordo ainda com a Santa Sé, “os exames laboratoriais e hematológicos de hoje confirmaram a melhora observada ontem. O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas. A fisioterapia respiratória continua. Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho.”
Quarta hospitalização
O Papa Francisco tem 88 anos. A internação atual é a sua quarta hospitalização e a mais longa desde que foi eleito papa em março de 2013. Em 2021, ele passou 10 dias no hospital Gemelli para ser submetido a uma “colectomia esquerda”, uma operação na qual 33 centímetros de seu cólon foram removidos. Em março de 2023, ele foi hospitalizado por três dias devido a uma bronquite e depois por cerca de 10 dias em junho do mesmo ano para uma operação de hérnia abdominal sob anestesia geral.
Acima do peso, ele sofre de dores no joelho que o obrigam a usar cadeiras de rodas desde 2022. Aos 21 anos, Francisco quase morreu de pleurisia e teve que remover o lobo superior de seu pulmão direito. Recentemente, ele começou a usar um aparelho auditivo e revelou que fez uma cirurgia de catarata em 2019.
Com informações de Vatican News / Brasil de Fato / AFP
Wagner Sales – Editor de conteúdo