Guiné-Bissau foi a primeira colônia portuguesa a ter a independência Unilateral declarada em setembro de 1973 e só foi reconhecida por Portugal, em 24 setembro de 1974. Foto: Divulgação.

Jornalista dá contiuidade ao lançamento de livro nos países lusófonos

São Paulo – A escritora brasileira Joyce Ribeiro, autora do livro “Chica da Silva- Romance de uma vida”, participará da agenda oficial em comemoração ao 50º Aniversário da Independência de Guiné-Bissau, a convite de sua embaixada em Cabo Verde.

É importante ressaltar que Guiné-Bissau foi a primeira colônia portuguesa a ter a independência Unilateral declarada em setembro de 1973 e só foi reconhecida por Portugal, em 24 setembro de 1974. O evento “A Recriação Histórica”, organizado pelas Associações Cabaz di Tera e Fidjuzdi Cabral, visa celebrar e difundir estas informações como um grande fórum de conhecimento.

Entre as diversas atividades culturais, sociais e educacionais que serão realizadas na capital, Praia, estão visitas da jornalista a órgãos de comunicação locais, recepção da primeira-dama, da embaixadora de Guiné-Bissau em Cabo-Verde, e jantar com a presidência a fim de estreitar os laços de cooperação e ligação histórica entre os três países, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil.

Além dos compromissos protocolares, Joyce Ribeiro terá a chance de se encontrar com mulheres empreendedoras e de participar de um encontro na Biblioteca Nacional de Cabo Verde. A agenda contará com outras atividades especiais, entre elas, o encontro com professores, estudantes e ativistas, onde Joyce vai compartilhar sua experiência como jornalista, apresentadora de TV e autora, apresentando a palestra “O legado de Chica da Silva”. Como Embaixadora da Ong Plan International, Joyce vai ministrar a palestra “Meninas em Espaço de Poder- A importância da representatividade”.

O chamado para a participação de Joyce como convidada de honra durante a semana de festividades se une ao objetivo da escritora de compartilhar e fortalecer os laços que nos unem enquanto nação e desfrutar da força agregadora da nossa língua portuguesa, além da

oportunidade única de pesquisa, estudos e entrevistas sobre o processo de independência e trilha de desenvolvimento das nações.

Já em sua nova ida a Portugal ela participará de uma noite de autógrafos do livro que conta a história da escrava brasileira Chica da Silva, que se tornou uma das mulheres mais ricas e poderosas do Brasil colonial, influente até a contemporaneidade. Em Lisboa Joyce fará nova rodada de entrevistas para os veículos de imprensa, antes de seguir para sua primeira e tão aguardada visita em território africano.

O obejtivo é atingir toda a comunidade de expressão da Língua Portuguesa. O Projeto tem produção e articulações internacionais de Júlio António Aponto Té, CEO da GB Empreendimentos e Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil Guiné-Bissau.

Com assessoria

Wagner Sales – Editor de Conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Inscrições abertas para concurso que definirá cortejo do carnaval mirim

A Associação das Escolas de Samba Mirins promoverá em outubro o concurso que define rei …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.