Luanda (AO) – Foi condenado a 25 anos de prisão, o homem que fez o disparo que matou o professor Laurindo Vieira, na tarde do dia 11 de janeiro, no Talatona, em Luanda. Helder Ricardo de Carvalho, de 24 anos, que deu o tiro, liderava um grupo que seguiu a vítima assim que ela deixou o banco.
De acordo com o comprovante do banco, o professor Laurindo havia sacado um milhão de kwanzas e se dirigia para o carro quando foi abordado pelos assaltantes. Mesmo sem resistir aos bandidos, a vítima acabou sendo baleada.
Durante o julgamento, Helder chegou a mentir dizendo que o professor estava armado e teria reagido, o que não ficou comprovado. De acordo com a decisão judicial, os assaltantes agiram de forma consciente e premeditada.
Julieta Colombo, a receptora do telemóvel, foi absolvida da acusação de participação no crime. Mas Gelson Miguel, que teria comprado o telemóvel roubado da vítima, foi condenado a uma multa de mais de um milhão de kwanzas.
Além da prisão, Helder vai ter que indenizar a família do professor em um milhão de kwanzas. Laurindo Vieira foi morto pelos dois assaltantes que estavam em uma motorizada. Embora também tenha sido condenado, o segundo assaltante não teve o nome divulgado.
O crime causou comoção e revolta na população por causa das circunstâncias em que foi cometido e em função da vítima, que era muito querida e respeitada por seus amigos e alunos.
Com informações de Matias Venâncio (correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo