Luanda – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, considera que Angola, registou um grande desenvolvimento desde que o Presidente Xi Jinping, lançou a iniciativa Cinturão e Rota. No aspecto bilateral, o ministro angolano observou que o país, desenvolveu grandes projectos, sobretudo ao nível da criação de infraestruturas com a construção de milhares de quilómetros de linhas transmissão de energia eléctrica, reabilitou hidroelétricas, foram construídos sistemas de tratamento e distribuição de água.
Segundo João Baptista Borges, Angola desenvolve junto com a República Popular da China, desde a década passada um amplo programa de construção de infraestruturas e também a melhoria da conectividade, uma vez que a iniciativa Cinturão e Rota tem a ver com a criação do avanço da conectividade dentro dos países e entre países, o que considera ser um aspecto a todos os títulos louvável e extremamente positivo.
As declarações de João Borges, foram dadas durante entrevistas à três órgãos de comunicação social da China, a saber o canal de televisão CECTV, Global Times e a Xinhua News, esta última, a Holding da imprensa chinesa. No total Baptista Borges consumiu cerca de duas horas, entre entrevistas, fotos e acertos de detalhes com a mídia chinesa.
Antes do encontro com os jornalistas, o ministro angolano discursou no terceiro fórum da iniciativa Faixa e Rota, realizado em sistema de jornada única, onde participaram mais de cem convidados de diferentes nações e vinte chefes de estado e de governos de várias nações, Vladimir Putin foi o centro das atenções e o presidente Xi Jinping inaugurou o certame que no final valeu a República da China acordos de 92.7 mil milhões de dólares.
Com Thyrsha Alberto (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de Conteúdo