São Paulo (SP) – O documentário celebra e resgata as memórias da Capoeira de Franco da Rocha e Bacia do Juqueri, dando voz aos mestres que mantêm essa tradição viva e pulsante.
Vivências da Capoeira é filme que valoriza a Capoeira como uma parte vital da Cultura Afro- Brasileira, celebrando e honrando aqueles que lutaram por esse espaço. “Vivências da Capoeira” é um documentário que mergulha nas raízes e na evolução da Capoeira em Franco da Rocha e da bacia do Juquery. Através de entrevistas com mestres locais, o filme explora a rica tradição da Capoeira, revelando como esses guardiões da cultura mantêm viva essa prática essencial da Cultura Afro-Brasileira.
Com uma abordagem que celebra a história, a resistência e a criatividade da Capoeira, o documentário destaca a importância dessa arte marcial para a identidade cultural da região. Através das histórias de vida e experiências dos mestres, “Vivências da Capoeira” oferece um olhar profundo sobre a relevância da Capoeira na formação da cultura local e na luta contra o racismo estrutural.
Entre os mestres que protagonizam o filme, destacam-se Mestre Pezão, Mestre Babu, Mestre Sampaio, Mestre Véio, Mestre Curiango e Contra Mestre Tico. “Vivências da Capoeira” não é apenas um tributo aos que preservam essa tradição, mas um convite para reconhecer e valorizar a contribuição indelével da Capoeira para a sociedade brasileira.
Duração: 17 min 18 seg
Datas de exibições:
Pré-estreia do Documentário “Vivências da Capoeira” no Cine Estação
Dia 14/08, às 18h
CINE ESTAÇÃO FRANCO DA ROCHA
R. Basílio Fazzi, 290 – Centro, Franco da Rocha/SP
Entrada gratuita
Exibição para estudantes da rede pública de ensino
Dia 19/08, às 19h Escola Estadual Professora Elvira Parada Manga
Franco da Rocha/SP
(Exibição fechada)
Exibição de filmes com roda de capoeira, na Associação do Véio Griô
Dia 09/11, às 16h
Rua Laureano Alves dos Santos n41 Vila Bela Franco da Rocha
Exibição dos filmes “Vivências da Capoeira”, produzido pela Associação Cultural do Véio e “50 anos de produção cultural em Franco da Rocha”, idealizado por Fábia Pierangeli.
O documentário “50 anos de produção cultural em Franco da Rocha” traça um breve panorama da produção cultural e artística da cidade a partir do olhar de 10 artistas, de 5 gerações diferentes, que iniciaram suas trajetórias entre 1970 e 2010. Um olhar para o passado, com o desejo de compreender o presente e potencializar o futuro.
Este projeto está sendo possível através do Edital Paulo Gustavo, com realização da Prefeitura de Franco da Rocha e Ministério da Cultura, idealização e produção de Fabia Pierangeli e apoio da Associação Cultural CONPOEMA.
“Vivências da Capoeira” é um filme que valoriza a Capoeira como uma parte vital da Cultura Afro Brasileira, celebrando e honrando aqueles que lutaram por esse espaço.
Este é um projeto realizado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha
Produção: Associação Cultural do Véio
Idealização do Projeto / Produção Executiva/ Coordenação: Chai Odisseiana
Co-direção: Chai Odisseiana e Alessandra Haro
Direção de Fotografia e Edição: Alessandra Haro
Som Direto: Isaque Mendes/ Barroca Beat
Produção Local: Beatriz Claudino e Mestre Véio
Assistente de Produção: Ana Paula Santos
Imagens de Drone: Luis Cesar de Souza
Foto Still: Mônica Senna / Nós no Rolê
Acessibilidade: Comunicala
Produção da Trilha Musical e Edição do Áudio: Isaque Mendes / Barroca Beat
Com informações de assessorias
Wagner Sales – Editor de conteúdo