A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) informou que concluiu, às 19h40 desta terça-feira (20), a manutenção preventiva do Sistema Guandu. O foco dos trabalhos foi a modernização, ajustes técnicos e operacionais, além de um melhor controle de perdas no sistema de abastecimento de água.
Com a finalização de todos os serviços programados, a captação e o tratamento de água estão sendo retomados de forma gradual, conforme a demanda das concessionárias. O Sistema Guandu é crucial, pois é responsável por abastecer cerca de 80% da região metropolitana do Rio, que conta com aproximadamente 11 milhões de habitantes. A estação possui capacidade para tratar 43 mil litros de água por segundo.
Prazo para Normalização e Melhorias Realizadas
O prazo para a completa normalização do abastecimento nos imóveis dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados será informado pelas concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com suas respectivas áreas de atuação. As concessionárias alertaram que em áreas mais altas, a normalização do sistema de água pode levar até 72 horas.
A paralisação estratégica permitiu à Cedae a execução de importantes obras. Foram instalados macromedidores, equipamentos que medem grandes vazões de água, aumentando a precisão na medição do volume fornecido às concessionárias e proporcionando um melhor controle de perdas de água. Além disso, foram realizadas melhorias operacionais, incluindo ajustes técnicos, reparos e intervenções estruturais, visando garantir maior eficiência e segurança ao sistema de abastecimento.
Com informações de Agência Brasil
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Cedae