Brasília (BSB) – Terminou nesta sexta-feira (11/04), a greve da perícia médica após negociação entre o Ministério da Previdência Social e a entidade que representa os médicos peritos. Segunda-feira que vem os 300 profissionais que se encontram paralisados retornam ao trabalho. Com a assinatura do acordo, os médicos peritos vão repor os dias parados e o ministério vai restituir o salário descontado.
Durante a paralisação, a fila de espera para concessão de benefícios atingiu o maior volume desde 2020, com mais de 2 milhões de solicitações pendentes no fim de 2024.
A ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), divulgou nota afirmando que os avanços ficaram abaixo das expectativas. Segundo a entidade, o acordo garante estabilidade funcional e afasta punições administrativas. “O novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, afirmou a entidade, em nota.
Quem precisar agendar atendimento, pode utilizar a Central de Atendimento 135 ou acessar o Meu INSS. O atendimento telefônico funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o recomendável é a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial.
Para o atendimento presencial é preciso ter:
- Documento de identificação com foto
- Laudo médico com diagnóstico e tratamentos
- Exames
- Prescrições médicas
Com informações de Agência Gov.
Wagner Sales – Editor de conteúdo