Luanda (AO) – A ministra das Finanças, Veras Daves de Sousa destacou nesta quinta-feira (20/02), no parlamento angolano, que durante o exercício económico referente ao terceiro trimestre de 2024, os valores arrecadados no período em referência apresentaram um grau de execução de cerca de 18º/º, em relação à receita anual aprovada pelo Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024.
De acordo com Vera Daves , no III trimestre do ano passado, foram verificadas receitas no valor de 4,33 biliões de Kwanzas, tendo sido registado um resultado Orçamentário deficitário na ordem dos 369,52 mil milhões de Kwanzas.
Destas receitas totais, cerca de 3,89 bilhões significaram receitas correntes, em 440, 95 mil milhões de Kwanzas. Em relação às despesas totais foram realizados gastos na ordem dos 4,7 biliões de Kwanzas. Esses gastos bancaram uma execução de 19º/º face ao valor do OGE, o que significou um aumento de 22º/º, relação ao período homólogo.
”Olhando para o detalhe dessas despesas, começando pela repartição entre despesas correntes e despesas de capital, vale referir que tivemos 2,51 biliões em despesas correntes e 2,19% em despesas de capital”, ressaltou.
Importa realçar que, o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado, abreviadamente a REORGE, é um documento de balanço e de prestação de contas da execução do OGE, elaborado trimestralmente pelo Ministério, patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.
Com informações de Mbinga (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo