Luanda – A Congregação das Filhas de São Paulo, conhecidas como ”Irmãs Paulinas” promove Missa Campal em comemoração aos 25 anos da entidade, que será celebrada no próximo Domingo (7/1), às 9h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Luanda.
A celebração Eucaristica será presidida pelo Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias. Após a Missa, haverá uma tarde recreativa, com a presença dos cantores gospel católicos: Frei Samahina, Liza Preciosa, Pe,Nketela, Edil Salvador, Sérgio Milala e os filhos de Maria.
Semana Jubilar
O evento é marcado pela ” Semana jubilar” que começou no dia 2 de Janeiro, no auditório das irmãs paulinas, na Vila Alice. Este é um momento propício para revisitar, iluminar, rezar o caminho percorrido nestes 25 anos de caminhada em Angola, onde a mão de Deus esteve sempre presente.
No primeiro dia da ” Semana Jubilar”, terça-feira ocorreu o lançamento do livro “Memórias da Fé, Alegria e Evangelização-Irmãs paulinas: 25 anos Comunicando o Evangelho em Angola”, escrito pela Irmã Marlise Heckler, uma das primeiras missionárias que iniciou a missão em Angola.
Na quarta-feira, houve o lançamento da Obra “A BÍBLIA – Paulinas Editora”, uma tradução dos textos bíblicos a partir dos originais e que demorou 15 anos para ser concluída. Nesta Sexta-feira (5/1), acontecerá o lançamento da ” Livraria paulinas online”.
A Santa Missa, no próximo domingo será o ponto culminante de todas as actividades e reunirá pessoas que compartilharam da missão paulinas nestes 25 anos de histórias: Bispos, Padres, a Vida Consagrada, pastorais e movimentos, amigos e clientes das Livrarias paulinas, cursistas do Projecto ”Bíblia em Comunidade” e do Projecto ”Paróquia em Missão”, e fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Igreja.
Mulheres consagradas
As” irmãs paulinas” são mulheres consagradas para o anúncio do Evangelho, na cultura da Comunicação. A Congregação foi fundada na Itália em 15 de Junho de 1915 pelo Pe Tiago Alberione e Irmã Tecla Merlo. Com o ardor missionário, a exemplo do Apóstolo São Paulo, aos poucos foram se espalhando nas diversas nações. Actualmente, estão presentes em 52 países, nos cinco continentes.
A data de 06 de Janeiro de 1999, na Festa da Epifania do Senhor, é o marco da chegada das irmãs paulinas em terras angolanas. Em meio ao fogo das armas, foram chamadas a ”incendiar” Angola com Palavras de Deus. Três irmãs iniciaram esta grande obra: Irmã Marlise Heckler e Irmã Catarina Boff ( in memoriam) vindas do Brasil e Irmã Maria de Carli (proveniente da Itália). Na fidelidade carismática de viver e anunciar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida como irmãs da Comunicação, chegou-se aos 25 anos de presença neste país.
Actualmente, a missão se realiza por meio de duas Livrarias (Zé Pirão e Vila Alice); programas em emissoras de rádio, Editora com revisões de textos e edições para autores nacionais, auditório com capacidade para 150 pessoas, cursos sistemáticos de Bíblia, formações nas área da comunicação, pastoral juvenil e vocacional e a evangelização pelas redes sociais. As actividades sempre visam o cultivo da fé, da cultura e da comunicação na Igreja e na Sociedade.
Com informações de António Mbinga Cunga (correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de Conteúdo
Sinto-me jovial por ter lido este artigo feito a partir de Angola
principalmente por ter estado na mesma actividade