<
Desde fevereiro, a NitTrans já realizou quatro ações de fiscalização contra motos barulhentas. Foto: Divulgação.

Motos barulhentas não podem circular em Niterói

Os motociclistas barulhentos não têm sossego em Niterói, onde a prefeitura vem realizando operações contra esse tipo de irregularidade. Somente nessa terça-feira (18/03), 138 motociclistas foram abordados com 19 motocicletas autuadas por infrações diversas, sendo 8 por alteração de características (cano de descarga).

A operação realizada na saída do Túnel Raul Veiga, na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, foi comandada pela NitTrans e contou com a participação de agentes de trânsito do órgão, da Guarda Municipal da Secretaria de Ordem Pública e do 12° Batalhão da Polícia Militar e do Segurança Presente.

O presidente da NitTrans, Nelson Godá, destacou que a fiscalização vai continuar em Niterói.

“Essa é mais uma operação integrada que a NitTrans vem organizando desde fevereiro. Estamos nas ruas para fiscalizar e coibir as irregularidades. Vamos continuar atuando e autuando quem estiver infringindo as leis do Código de Trânsito”, reforçou o presidente.

Adulterações

A operação vistoriou 138 motos para verificar possíveis adulterações nos escapamentos, responsáveis por aumentar o volume do som emitido pelos veículos. Essa alteração pode causar transtornos à população. Durante a operação, também foram checados documentos, uso de capacete, calçados adequados e possíveis alterações estruturais nas motos.

Quatro motos foram apreendidas e outras quatro foram regularizadas antes do fim da operação, mas os condutores foram notificados pela infração. A medida reforça o caráter educativo da operação, além de garantir o cumprimento das normas de trânsito. Os motociclistas notificados têm o direito de apresentar defesa ou recurso junto ao Detran dentro dos prazos estabelecidos, conforme previsto na legislação vigente.

Desde fevereiro, a NitTrans já realizou quatro ações de fiscalização contra motos barulhentas. Além desta no Túnel Raul Veiga, a operação já aconteceu na Estrada Caetano Monteiro, no Badu; na Avenida Dr. Paulo César, em Santa Rosa; e na Rua Noronha Torrezão, na rotatória com a Desembargador Lima Castro, no Cubango, Zona Norte da cidade.

Até o momento, 470 motos foram paradas. Deste total, 74 motociclistas foram autuados por infrações diversas e 11 motos foram apreendidas.  Essa ação faz parte do Plano de 100 dias do governo Rodrigo Neves e tem o objetivo de garantir mais tranquilidade e segurança para a população.

A Blitz contra motos barulhentas da Prefeitura de Niterói tem como base a Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a coibir a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos fora das normas estabelecidas. Circular com motos contendo escapamento aberto ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Ferros-velhos são fiscalizados em operação contra roubos de cabos

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quinta-feira (03/04), a Operação Asfixia, uma força-tarefa para reprimir …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.