Os moradores de Maricá, cidade da região metropolitana do Rio, estranharam e se mostram preocupados com a recente alteração na condução de exames mantidos há vários através de convênio com laboratório privado no município. A nova administração da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mudança nos contratos, que foram suspensos.
Segundo os moradores, os exames estão sendo realizados apenas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Eles temem prazos maiores entre a coleta de material para exame e a entrega de resultados. Tomam como exemplo um hemograma, que tinha prazo em torno de 15 dias de resposta, agora eles acreditam que o tempo será muito maior.
É o caso da idosa Eliane, residente em Itapeba. Ela disse que tomou um susto quando foi fazer o exame no laboratório particular conveniado com a prefeitura. Ficou sabendo que o procedimento estava suspenso e teria que se dirigir ao Conde. A outra opção seria o pagamento do serviço porque no hospital o tempo de espera para o resultado é maior.
Uma outra idosa que foi ao laboratório se deparou com o mesmo problema. O procedimento adotado nos postos de saúde relacionado aos exames, é a realização da coleta do material no PSF, que se encarrega do envio para o local correto.
Em resposta aos questionamentos do Polo de Notícias, a direção do laboratório da Rede Blessing confirmou no dia 5 deste mês, o encerramento do contrato com a prefeitura. “No entanto, seguimos oferecendo a opção de exames particulares com valoresdiferenciados e descontos exclusivos para pacientes que apresentarem pedido médico do SUS,” conclui o laboratório instalado em frente ao hospital.
A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que “houve uma alteração no laboratório responsável pela análise e resultados de exames na Atenção Primária, buscando modernizar e qualificar os serviços oferecidos à população nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF).”
Na nota, a assessoria ressalta que “a coleta de exames segue normalmente em todas as USF e no laboratório Star Labs, conveniado à Secretaria Municipal de Saúde. Temporariamente, apenas o Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) para gestantes é realizado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, porém a previsão é que o TOTG seja oferecido em uma USF por distrito nas próximas semanas.”
Com reportagem e edição de Wagner Sales
Foto: Divulgação