A Prefeitura de Niterói inicia nesta quarta-feira (02/04) a Estratégia de Vacinação contra a Influenza. A imunização será destinada a grupos prioritários, e nesta primeira fase serão contemplados idosos com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a vacinação para outros grupos prioritários assim que o município receba mais doses da vacina. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30, nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família.
A secretária municipal de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, reforça a importância da vacinação contra a gripe.
“É muito importante que o maior número de pessoas que fazem parte do público-alvo tome a vacina. A imunização evita complicações e reduz o número de internações”, destaca a secretária.
Documento de identidade
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade no caso de maiores de idade, e carteira de vacinação e CPF para menores.
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave em doses anteriores. Não há restrição de intervalo de tempo para tomar a vacina contra a Influenza e qualquer outro imunizante do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Covid-19.
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada pelo início abrupto dos sintomas, que incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, além de tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, sendo a febre um dos sintomas mais importantes.
O vírus Influenza é transmitido facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias. Já os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o Influenza A associado às grandes pandemias.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo