<
O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, enfatiza que a realização do Festival é uma oportunidade de reforçar a cultura afro-brasileira e a resistência negra. Foto: Divulgação.

Niterói promove o festival para celebrar a ancestralidade africana

A Prefeitura de Niterói vai celebrar a cultura afro-brasileira, a resistência negra e a ancestralidade com o Primeiro Festival Sankofa de Niterói, que acontece na sexta-feira, 4 de abril, a partir das 16h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial. O festival conta com intervenções artísticas, shows, músicas e uma feira afro.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, reafirma o compromisso do Festival Sankofa como um espaço de memória, resistência e celebração da ancestralidade africana.

“Este evento vai além de uma homenagem à cultura negra: é um marco para a cidade ao promover a reconexão com nossas raízes no enfrentamento às heranças do racismo estrutural. Guiado pelo princípio Sankofa: “voltar para recuperar o que ficou para trás”, o evento busca resgatar o legado do passado para assim construir um futuro verdadeiramente livre de amarras. Celebrar a memória é, também, um ato de resistência, que não se limita à preservação da história, mas se fortalece na ação coletiva de afirmar a nossa identidade e reivindicar um presente e futuro mais justos para todos”, destaca a secretária.

Oportunidade

Durante o evento haverá roda de samba, desfile afro, show de rap, danças, além de outras atrações. O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, enfatiza que a realização do Festival é uma oportunidade de reforçar a cultura afro-brasileira e a resistência negra, além de ser um alerta para que todos possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“O Festival tem grande importância para a promoção da cultura preta e promoção da igualdade racial. A luta contra a discriminação racial é uma responsabilidade coletiva, e cada um de nós tem um papel a desempenhar nessa jornada. Acreditamos que, para avançarmos, é fundamental trabalharmos juntos”, afirma Oto Bahia.

A Feira Afro contará com barracas que destacam a cultura preta com o famoso acarajé, oficina de turbantes, artesanatos e muito mais. O Festival Sankofa é um evento cultural e educativo que celebra as raízes africanas, a resistência negra e a valorização da cultura afro-brasileira.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Sesc recebe turnê de lançamento do livro infantil Criando Asas

O Sesc RJ vai promover o lançamento do livro Criando Asas, do escritor Marco Aurêh, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.