Rio – Um acampamento foi destruído na Serrão do Vulcão, localizada no Maciço Gericinó-Mendanha, onde está situado o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, durante uma operação de combate às práticas irregulares na região. A ação foi promovida em parceria com o Exército Brasileiro, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Prefeitura de Mesquita e durou cerca de oito horas.
As equipes percorreram a área de acesso proibido aos visitantes e destinada somente à fiscalização e pesquisas científicas por abrigar grande parte da flora e fauna. Oito pessoas, além do acampamento, foram flagradas no local, informadas sobre a proibição e orientadas a deixar a região.
“Este patrulhamento tem como objetivo coibir a caça predatória, o desmatamento, a ocupação irregular e a poluição do Maciço Gericinó-Mendanha. Esta foi a primeira operação realizada em parceria com o Exército Brasileiro, mas o objetivo é que ações como esta se tornem rotineiras para que possamos proteger cada vez mais nossa flora e fauna”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Edgar Martins.
Participaram da operação realizada nessa quinta-feira (9/11), agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu (GAM-NI), da SEMAM, da Guarda Municipal Civil de Mesquita, do Parque Estadual do Mendanha, da APA Estadual Gericinó-Mendanha (INEA/RJ) e do Campo de Instrução de Gericinó (Exército Brasileiro).
Com assessoria
Wagner Sales – Editor de Conteúdo